Empreendedorismo

Número de empreendedores e consultorias aumenta no Brasil

A pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor – Global Report 2022/2023, que indica dados sobre empreendedorismo ao redor de todo o mundo, revelou que o Brasil apareceu em primeiro lugar, entre 49 países da pesquisa, quando o assunto é iniciar um negócio próprio a curto prazo. O país apareceu novamente no ranking quando se tratava de investimentos em negócios e empresas de terceiros.  

Em um cenário de aquecimento da economia no âmbito global, novas empresas surgem nas mais diversas áreas e em diferentes tamanhos. Empresas já consolidas no mercado estão sentindo, cada vez mais, a necessidade de se adaptar à inovação de novos modelos de produção e consumo.  

Leia também: Com O Crédito Cada Vez Mais Caro, Quais As Alternativas Para Empreendedores

É nesse campo que as empresas de consultoria vêm crescendo e ganhando cada vez mais espaço no mercado, oferecendo conhecimento, imparcialidade, estratégias e resultados. Um grande indicador disso é a pesquisa da plataforma Statista, publicada pela Forbes Tech, que mostrou que os US$ 130 bilhões em vendas de serviços de consultoria que o setor produzia, saltou para os US$ 900 bilhões em 2021.  

Celso Breve, diretor de consultoria da IwPlan, empresa especializada em inovação tecnológica e gestão de portfólio de projetos, afirma que as empresas ficam tão focadas na rotina diária que esquecem de analisar a possibilidade de contratar apoio especializado para ajudar a diminuir retrabalhos, melhorar integrações e criar rotinas que tornam as informações mais confiáveis e seguras. 

Leia também: Maioria Dos Jovens Empreendedores Não Recebe Apoio Do Governo

O papel da consultoria

As consultorias acumulam experiência através dos mais variados cases, mercados e modelos de negócios. Dessa forma, aprendem na prática o que realmente funciona no mundo corporativo. Para Breve, esse é um diferencial que permite às consultorias compartilharem as melhores práticas e tendências de mercado.  

Imagem: @ aleksandarlittlewolf / freepik

Além disso, o especialista explica que o papel da consultoria também está em proporcionar uma visão do todo, conferindo com qual atenção estão sendo tratados os desafios dentro do negócio. “É necessário priorizar aquilo que é mais importante, identificar os pontos que requerem maior atenção e definir a causa raiz de problemas para garantir que as ações propostas vão atuar no foco e não somente nas consequências deles, garantindo que determinadas situações não voltem a se repetir”, destaca. 

Mas existem outros fatores que têm atraído empresas para investir no ramo, como: 

Imparcialidade

Vindo de fora da empresa a consultoria normalmente não está envolvida nas rotinas internas, nos objetivos algumas vezes conflitantes entre os setores e tem condições de enxergar o todo para depois analisar cada parte do problema ou do processo.  

Segundo o CEO da empresa de consultoria IWPlan, Clécio Chiamulera, as consultorias analisam o contexto e considerando os recursos disponíveis, identificam lacunas e pontos de melhoria que muitas vezes podem ser negligenciados internamente, trazendo um referencial externo e dando maior isenção nas suas análises e colocações. Desta forma apoiam a tomada de decisão com o objetivo de manter a sustentabilidade do negócio e gerar melhorias. 

Agilidade

A consultoria também se adapta às necessidades da empresa, sejam eles projetos de curto ou longo prazo e se ajustam aos recursos disponíveis. Assim, o tempo gasto na otimização de um processo ou resolução de um problema é mais prático, com menos retrabalho e dúvidas, menos risco de atrasos, explica Chiamulera. Isso quando comparado com a utilização de recursos internos que, além de não possuírem experiencia o suficiente, ainda concorrem com as atividades diárias. 

Eficiência

A consultoria tem como objetivo principal identificar as áreas de ineficiência ou desperdício de recursos e propor soluções para melhorar a eficiência operacional e aumentar a produtividade. Para o CEO, ela traz insights e estratégias baseadas em experiências de mercado que minimizam potenciais problemas e impactos negativos. 

Foco nos resultados

Para Celso Breve, o reconhecimento de uma consultoria é obtido através das metas alcançadas e a satisfação dos clientes. “No mundo tão interconectado a empresa de consultoria precisa demonstrar os bons resultados que as empresas que a contratam obtêm” acrescenta.  

A consultoria especializada aumenta a chance de a empresa atingir resultados favoráveis, conseguir encontrar soluções definitivas e profissionais e manter a empresa mais competitiva e relevante no mercado.  

A IWPlan, é uma empresa que atua na área de TI implantando soluções de gerenciamento de projetos em parceria com a Planisware, empresa presente no mundo todo e que oferece esses serviços.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

3 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

4 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

10 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

10 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

10 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

10 horas ago