Imagem: Ministério do Desenvolvimento Social / editado por Jornal Contábil
Criado em 2001 o CadÚnico é o instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias de baixa renda para a seleção e integração de beneficiários de programas sociais governamentais.
Mas foi com a chegada da pandemia e com a criação dos programas sociais como Auxílio emergencial e Auxílio Brasil que o CadÚnico se popularizou de fato.
Com isso, a procura por se cadastrar e atualizar seu CadÚnico milhares de brasileiros correram para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de suas cidades, fazendo com que as filas aumentassem.
E por essa razão no dia 30 de março, o novo aplicativo do Cadastro Único, lançado oficialmente. O app já conta com mais de 170 mil downloads, 42 mil pré-cadastros e mais de 21 mil atualizações cadastrais por confirmação, de acordo com dados coletados até a quarta-feira (06/04).
O aplicativo do Cadastro Único já está disponível para celulares com sistema Android e para dispositivos iOS (iPhone). Porém muitas pessoas estão com dúvidas em relação ao app e suas funções. Mas estamos aqui para te ajudar.
Cidadãos que não estão inscritos no Cadastro Único e desejam se cadastrar pela primeira vez. É importante destacar que apenas o Responsável Familiar pode realizar o Pré-Cadastro!
O Responsável Familiar é a pessoa da família que vai prestar as informações dos demais componentes, e deve ser, de preferência, a mulher.
O pré-cadastro não é obrigatório. O cidadão pode fazer o cadastramento diretamente em um posto do Cadastro Único, se desejar.
Vale lembrar que podem se inscrever no cadastro, quem comprovar:
Caso o cidadão ainda não esteja cadastrado no Cadastro Único, ele poderá fazer um Pré-Cadastro por meio do aplicativo.
O Ministério da Cidadania reforça ainda que o acesso completo no app só se dá com o login gov.br. Quem não tem uma conta Gov.Br poderá apenas fazer uma consulta simplificada de seu cadastro.
O Pré-Cadastro permite que você informe dados importantes para agilizar o seu cadastro. Após enviar o Pré-Cadastro, você terá 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos de identificação obrigatórios dos integrantes da família e complementar os outros dados do Cadastro Único.
A complementação de informações é necessária para que o cadastro seja concluído e o cidadão possa ter direito a solicitar benefícios sociais.
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