Chamadas

O contribuinte deve pedir empréstimo no banco para antecipar a restituição?

O contribuinte em época de declaração de Imposto de Renda, recebe dos bancos propostas para pedir a antecipação da restituição do IR. Na verdade, o que a instituição financeira está oferecendo é um empréstimo em que você vai pagar juros.

O banco só faz essa oferta porque sabe que a pessoa vai receber a restituição do imposto e quitará a dívida. Ou seja, você oferece a sua restituição como garantia para pegar o empréstimo.

Muitos bancos têm juros atrativos já que o empréstimo tem uma garantia. O valor que você vai ter de crédito é o mesmo valor esperado da restituição.

E se a restituição não sair?

Imagina que você conseguiu o empréstimo oferecendo como garantia a sua restituição de Imposto de Renda. No entanto, na data esperada, a restituição não sai, por algum motivo. Neste caso, você terá que arcar com o empréstimo solicitado junto ao banco.

Por isso, antes de oferecer sua restituição como garantia para uma antecipação, verifique quais as condições oferecidas por cada banco.

Será que vale a pena pedir a antecipação da restituição?

Vai valer a pena você pedir a antecipação do Imposto de Renda em duas situações. Uma delas é quando você tem uma emergência financeira e precisa do dinheiro com urgência. Outra forma, é usar o valor antecipado, para quitar alguma dívida mais cara e com juros altos.

O grande erro é pegar o dinheiro emprestado para fazer compras. Neste caso, é melhor esperar pelo dinheiro da restituição.

Leia Também: DCTFWeb: Receita Federal Prorroga Prazo Para Envio De Informações De Processos Trabalhistas

Fique atento

 Embora os bancos ofereçam a antecipação da sua restituição, nem sempre vai ser a melhor opção, pois pode não ser vantajoso, caso a instituição financeira tenha juros altos. Também pode ocorrer de você não conseguir pagar a dívida no prazo estipulado. Sempre é bom ter outras alternativas.

Restituição do Imposto de Renda (IR)

A Restituição do Imposto de Renda acontece quando o contribuinte paga um valor a mais à Receita Federal durante o ano-calendário.

Nesta situação, o programa do IR faz os cálculos e verifica se o contribuinte pagou exatamente a quantia devida (declaração sem saldo a pagar ou a receber), menos do que a quantia devida (declaração com imposto a pagar) ou mais do que a quantia devida (declaração com imposto a restituir).

Geralmente isso acontece quando você apresenta muitas despesas dedutíveis, que incluem gastos com educação, saúde, previdência, entre outros. Quem trabalha com carteira assinada e tem o IR retido na fonte também pode ter direito a receber valores de volta.

Segundo a Receita Federal, vão ter prioridade para receber a restituição:

  • Pessoas acima de 80 anos
  • Pessoas acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave
  • Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério
  • Pessoas que fizeram a declaração pré-preenchida ou optaram pelo Pix para restituição.
  • Em caso de empate nos critérios, quem entregou o documento primeiro tem prioridade.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

7 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

9 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

15 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

15 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

15 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

15 horas ago