Fique Sabendo

O Dia de Finados é um feriado obrigatório ou facultativo?

No começo do próximo mês, mais precisamente, em 2 de novembro, é comemorado o dia de Finados. A data é um momento simbólico no país,  são prestadas homenagens às pessoas que já faleceram, com celebrações religiosas, flores e velas.

Vale ressaltar que mesmo sendo conhecido como um feriado católico no Brasil, o dia de Finados não é exclusivo da referida religião, tendo em vista que existem outras crenças que também celebram esta data. 

Sendo assim, grande parte das escolas e negócios tendem a estar fechados neste dia, apesar de muitos questionarem se o dia de Finados diz respeito a um feriado nacional ou apenas ponto facultativo. Em suma, a diferenciação incide diretamente na concessão de folgas, ou demais benefícios previstos nas normas da CLT. 

Dia de Finados é feriado nacional?

Segundo o Ministério da Economia, o dia de Finados é considerado feriado nacional, portanto a folga neste dia estará garantida para a celebração dos entes queridos que já se foram. Isto é, a concessão do descanso aos trabalhadores na referida data é obrigatória, salvo em situações específicas, como é o caso de serviços essenciais.

Cabe salientar também que logo após o dia 02 de novembro o próximo feriado ocorre pouco tempo depois, no mesmo mês. No dia 15 de novembro, será celebrado o aniversário da Proclamação da República, quando também é previsto 

Qual a diferença entre ponto facultativo e feriado nacional?

A principal diferença entre feriado nacional e ponto facultativo, é a obrigatoriedade da concessão ou não da dispensa de expediente. No entanto, existem mais alguns detalhes que precisam ser explicitados. Confira: 

  • Ponto facultativo: Data em que o trabalho é opcional, visto que cabe à empresa ou órgão público decidir se o expediente será cumprido ou não. Dessa forma o ponto facultativo não se caracteriza como uma folga obrigatória, por essa razão se porventura o funcionário tiver que trabalhar neste dia, o empregador não precisa conceder acréscimos remuneratórios, e ainda pode aplicar descontos no salário, em casos de falta;
  • Feriado nacional: Nestas datas a empresa é obrigada a dar o dia de folga para seus funcionários. Contudo, em casos nos quais o expediente precisa ser cumprido, o empregado tem direito ao pagamento dobrado da hora de trabalho, ou de receber uma folga em alguma data futura.

Feriados restantes em 2022

Em 2022, ainda há 4 datas que podem representar folga aos trabalhadores. Contudo, dois desses dias caem no final de semana, dias em que milhares de brasileiros desfrutam do descanso semanal. Confira o calendário: 

Datas Dia da semanaFeriado
2 de novembro de 2022Quarta-feiraFinados
15 de novembro de 2022Terça-feiraProclamação da República
25 de dezembro de 2022DomingoNatal
31 de dezembro de 2022SábadoVéspera do Ano Novo 2023
Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

18 horas ago