Contabilidade

O direito autoral também é da nossa conta?

No dia a dia de um contador, muitas dúvidas surgem sobre cobranças de direitos autorais. Em especial, empreendedores de bares, restaurantes, academias, lojas e até clínicas podem questionar a necessidade de pagar a licença ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) ao receber uma cobrança. Nestes casos, o contador se torna peça fundamental para esclarecer e orientar esses clientes sobre a obrigatoriedade de regularizar o uso de músicas, oferecendo um serviço mais consultivo.

O que diz a Lei sobre o uso de música em estabelecimentos?

De acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), todo estabelecimento que executa músicas em locais de acesso público, seja para criar uma atmosfera mais agradável ou atrair clientes, precisa do licenciamento prévio junto ao Ecad. Essa licença representa a autorização para o uso das obras e remunera os compositores e outros artistas, que dedicaram seu tempo e talento para criar músicas que todos desfrutam.

Recebeu uma cobrança do Ecad? Saiba o que fazer

Caso o cliente receba uma cobrança, é fundamental que o contador o informe sobre a obrigatoriedade do pagamento. Estabelecimentos que utilizam música, seja de forma mecânica (como playlists e TVs) ou ao vivo, têm a responsabilidade de se regularizar.

Apoiar o cliente a entender o processo de licenciamento e o valor de estar em dia com o Ecad faz parte do trabalho do contador, que garante o cumprimento de obrigações legais e evita que o cliente enfrente sanções desnecessárias.

Benefícios do licenciamento de música

Ao obter a licença do Ecad, você não só protege o negócio de eventuais problemas legais como também fortalece a imagem do cliente como um empreendedor que valoriza a cultura e os direitos dos artistas.

Como o Ecad pode ajudar?

O Ecad é uma instituição privada sem fins lucrativos que está à disposição para auxiliar contadores e empresas a entenderem melhor o processo de licenciamento.

Oferecemos materiais de apoio e suporte, explicando o passo a passo para se obter o licenciamento e ficar em conformidade com a lei. Para saber mais sobre como regularizar o uso de músicas nos negócios, acesse o nosso site ou entre em contato com o Ecad.

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

4 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago