Categories: ChamadaseSocial

O eSocial e as pequenas empresas

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) – programa do Governo Federal que unificou o envio de dados trabalhistas, fiscais e previdenciários em um único sistema – já está valendo para pequenas e médias empresas.

A primeira fase do eSocial para pequenas empresas entrou em vigor no dia 10 de janeiro de 2019 e contempla o cadastro dos empregadores.

Como funciona o eSocial para pequenas empresas?

O eSocial para pequenas empresas (e também os negócios de grande porte) vai substituir o preenchimento de uma série de formulários e obrigações.

Ao todo, mais de 40 milhões de trabalhadores brasileiros, de oito milhões de empresas terão seus dados reunidos no sistema, que vai receber as informações atualmente enviadas à Caixa Econômica Federal, ao Ministério do Trabalho, à Previdência Social, ao INSS, e à Receita Federal.

O objetivo principal é acabar com a redundância de informações prestadas, tanto por pessoas físicas, quanto por pessoas jurídicas, diminuindo a burocracia dos processos atuais e garantindo mais qualidade nos dados prestados.

Além disso, o eSocial para pequenas empresas e todos os negócios abarcados pelo sistema diminui o risco de fraudes, já que há cruzamento de dados de diferentes órgãos. Assim, a possibilidade de sonegação de impostos e descumprimento de obrigações trabalhistas, entre outros.

Novo calendário do eSocial para pequenas empresas

Se você é empresário de um pequeno negócio e ainda não migrou sua base de dados para o eSocial, a hora é a agora!

Depois de muitas alterações no cronograma, os novos prazos vão até julho de 2020, garantindo às organizações bastante tempo hábil para se organizarem e começarem a cumprir com suas obrigações dentro no novo sistema federal.

Para quem ainda não estava preparado – e até para quem já está com tudo organizado – vale a pena conferir os novos prazos do eSocial para pequenas empresas e fazer um planejamento detalhado de migração.

O programa será implementado em cinco fases, para facilitar o envio de informações e a utilização do programa. Confira as datas:

  • 1ª fase: cadastro do empregador e tabelas – de 10 de janeiro a 10 de abril de 2019.
  • 2ª fase: envio dos dados dos trabalhadores (admissões, demissões, afastamento, entre outros) – de 10 de abril de 2019 até o mês de julho.
  • 3ª fase: envio das folhas de pagamento – a partir de 10 de julho de 2019.
  • 4ª fase: substituição da Guia de Informações à Previdência Social (GFIP) pelo sistema eletrônico de cruzamento de dados e substituição da Guia de Recolhimento do FGTS (GRF) e Guia de Recolhimento do Rescisório do FGTS (GRRF) – a partir do mês de outubro de 2019.
  • Transmissão dos dados de segurança e de saúde do trabalhador: a partir do mês de julho de 2020.

DICA: É hora de se capacitar e se especializar em departamento pessoal e eSocial

Como você pode perceber, o eSocial traz muitas mudanças importantes e é preciso ter atenção redobrada para estar preparado, ainda mais agora com os prazos de implantação do programa se aproximando.

Sendo assim gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!

Conteúdo original Profap

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

5 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

5 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

5 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

8 horas ago