Categories: eSocial

O impacto do eSocial com o novo Layout

O eSocial é um projeto do governo federal de 2009, com o objetivo de unificar o envio das informações relativas à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas por parte do empregador com relação aos seus empregados.

A implementação do eSocial exime a necessidade do preenchimento de inúmeros formulários e declarações (DIRF ou RAIS). As informações colhidas com o eSocial são enviadas via internet, em um documento único, e repassadas aos órgãos necessários.

Publicado no Diário Oficial da União, em fevereiro de 2015, o Manual de Orientação (versão 2.0) com resoluções do Comitê Gestor, que altera e orienta o empregador das obrigações, estabelecendo regras de preenchimento, validação, layouts, tabelas e instruções gerais para o envio de eventos que compõem o eSocial para o ambiente nacional de dados.

O novo layout de apresentação das informações, vai trazer um grande impacto na reestruturação dos procedimentos internos da empresa, sejam eles, contábeis, administrativos, fiscais, pessoais, legais, jurídicos, segurança, entre outros.

Muitas empresas fazem uso de sistema automatizado para administração dos dados de seus empregados e suas informações empresariais, e hoje se torna indispensável um software de gestão na transição de ambientes entre administradores, contadores e recursos humanos na expectativa de um atendimento mais acurado da legislação trabalhista, previdenciária, fiscal, social, na redução de multas e processos trabalhistas.

A etapa de implantação do eSocial para pequenas e médias empresas é mais complicada pela estrutura da organização, custo, investimento, cultura e processos.

A entrega do eSocial é estimada para o segundo semestre de 2016, mas poderá ser adiada pela quarta vez e vigorar a partir de janeiro de 2017.

O eSocial é uma realidade, não adianta mais postergar a tomada de decisões a respeito de sua implantação, iniciar este procedimento imediatamente garantirá à sua empresa uma tranquilidade em relação ao momento da entrega dos dados e o mapeamento torna-se fundamental e iniciado o quanto antes.

*Fernanda Ruiz é Gerente de Projeto e Serviços Fiscais da Lumen IT, empresa especializada em soluções e compliance fiscal, que realiza o mapeamento ao eSocial

jornalcontabil

Recent Posts

Carnaval: O que é a Quarta-feira de Cinzas? É feriado?

Muitos brasileiros possuem dúvidas sobre o que realmente é como funciona o feriado de Carnaval,…

4 horas ago

MEI: quais os benefícios que podem e não podem para a categoria

Cada vez mais é maior o número de pequenos negócios que são formalizados no Brasil.…

4 horas ago

Abandono de emprego: características e os direitos trabalhistas

O abandono de emprego pode ocorrer em algumas circunstâncias. Um dos motivos é a vontade…

5 horas ago

Programa Pé-de-Meia: calendário de pagamentos é divulgado

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…

6 horas ago

Como realizar a prova de vida do INSS em 2025

A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…

8 horas ago

Previdência privada entra na Declaração de Imposto de Renda?

 A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…

9 horas ago