Quando o inquilino assina um contrato de locação, já sabe os encargos que ficará responsável em pagar as contas de luz, água e gás. Mas, sempre existe aquela dúvida: será o inquilino ou proprietário que irá pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano)?
Segundo os advogados, o proprietário é sempre o responsável pelo pagamento do IPTU, isso porque a lei específica que “todo aquele que tiver a posse ou domínio útil de um imóvel será o responsável pelo pagamento”.
Porém, o que o inquilino desconhece é que a lei do inquilinato – Lei n° 8.425/1991, permite que o proprietário inclua no contrato de locação uma cláusula informando ao inquilino que ele será responsável em pagar o IPTU, neste caso, o imposto será inserido no valor do aluguel.
No entanto, os advogados dizem que o inquilino não pode ser responsável pela dívida perante à prefeitura. Para que não haja uma dívida, o conselho dado é que o proprietário coloque os valores do IPTU embutido no valor do aluguel, mas ele mesmo quite o IPTU.
Lembrando que para exigir que o inquilino pague o IPTU, seja através do carnê ou o valor embutido no aluguel, a exigência deve constar no contrato de locação.
Por isso, você deve sempre ler o seu contrato para saber se consta nele, a sua obrigação em pagar o imposto. Mesmo após ler, você ainda tiver dúvidas, pergunte à imobiliária responsável pela transação, para saber se o valor é pago diretamente no montante de aluguel, ou se você vai pagar através de carnê, ou se o proprietário não exigirá isso de você.
O valor do imposto quando for incluído no montante do aluguel, não poderá ser cobrado de uma vez só, deverá ser parcelado em 12 vezes. Em algumas cidades como São Paulo, o imposto é parcelado em 10 vezes.
As cidades costumam dar descontos quando o pagamento do IPTU é realizado à vista. Na maioria das cidades, o pagamento à vista do IPTU deve ser realizado no mês de fevereiro. No Rio de Janeiro, o proprietário tem até 31 de maio para decidir pelo parcelamento do imposto.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp