Imagem por @pressfoto / freepik / editado por Jornal Contábil
Você sabe o que é contrato Social? E o MEI precisa de um? Essas são perguntas importantíssimas, principalmente se você é ou quer se tronar um MEI.
E muitos empreendedores, mesmo os mais antigos tem duvidas com relação ao contrato social, para que ele serve e se é ou não necessário.
Mas agora você está no lugar certo! Vamos responder essas e outras perguntas sobre Contrato Social e sua relação com o MEI.
Antes de mais nada devemos esclarecer o que é o Contrato Social, que nada mais é que uma certidão de nascimento. isso mesmo! Da mesma forma que nós sua empresa também precisa de uma certidão de nascimento.
Isso por que é no Contrato Social que contém todos os dados do seu negócio, como: quem são os sócios, qual o endereço da sede, quais os deveres de cada sócio com o empreendimento e qual o ramo de atuação, entre várias outras coisas!
Importante não é mesmo!?
os principais tipos de contrato social são de empresas como:
O microempreendedor individual (MEI) não possui contrato social. Por isso o documento com as informações da empresa MEI é o Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).
O CCMEI é o documento que substitui o contrato social, ele comprova que seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é válido e que está registrado na Junta Comercial.
A emissão do CCMEI é simples e feita de forma online e gratuita, no site do Portal do Empreendedor, logo após o término da formalização do MEI.
Ao finalizar a abertura do seu MEI, o sistema vai disponibilizar o número do CNPJ, a inscrição na Junta Comercial do Estado e o Alvará Provisório de funcionamento com validade de 180 dias.
E todas essas informações estarão reunidas no CCMEI.
Após a emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual é recomendado fazer o download do arquivo, em pdf, e imprimi-lo.
Mas caso você não se atentou a isso e não realizou a impressão, você poderá imprimir a 2ª via do CCMEI a qualquer momento:
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…