Categories: ChamadasINSS

O pente-fino do INSS e a Medida Provisória 871

Publicada no dia 18 de janeiro de 2019 a Medida Provisória 871 (MP 871) foi apresentada pelo governo federal como uma ferramenta para coibir crimes contra o INSS. A chamada “MP anti-fraude” (MP 871 de 2019), tem como finalidade um pente-fino em cerca de 3 milhões de pagamentos realizados pelo INSS. A medida provisória, que tem força de lei, possui como alvo principal os beneficiários de pensão por morte, aposentadoria rural, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, benefícios assistenciais (LOAS) e auxílio-reclusão.

Com a Medida Provisória, os aposentados por invalidez com idades entre 55 e 59 anos que recebem o benefício há mais de 15 anos também podem ser chamados para nova perícia e estão sujeitos ao corte do benefício caso o médico do INSS entenda que estão aptos para o trabalho, ou seja, que obtiveram melhora em seu quadro de saúde. Esse grupo estava isento ao “pente-fino” desde 2017 graça à Lei 13.457 e a algumas Instruções Normativas do INSS (a exemplo a IN 77), que definiam as regras de revisão e corte das aposentadorias.

Agora,o único grupo que ainda está livre do pente-fino do INSS e da MP 871 é o formado pelos aposentados por invalidez com mais de 60 anos. Os benefícios de pensão por morte, aposentadorias rurais, benefícios assistenciais, dentre outros, também passarão por revisões e novas avaliações, que serão feitas pelos servidores do INSS, estando os beneficiários destes benefícios sujeitos à suspensão ou até mesmo ao corte de sua aposentadoria ou pensão.

A prova de vida para os segurados maiores de 60 anos deverá ser feita por agendamento no INSS e antes do recadastramento bancário, antigamente (antes da MP de janeiro de 2019) era possível realizá-la em qualquer horário diretamente na agência bancária sem a necessidade de comparecimento pessoal nas agências do INSS.

Outra novidade onerosa da MP é que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) será concedido ou revisado somente se o cidadão abrir seu sigilo bancário. O BPC (beneficio de prestação continuada), no valor de um salário mínimo (R$ 998), é destinado a idosos carentes com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência na mesma situação. Nestes benefícios a miserabilidade é requisito essencial e a medida permitirá um controle maior na concessão dos mesmos. Esse requisito para a concessão dos benefícios assistenciais passará a valer em abril de 2019, ou seja, 90 dias após a publicação da medida.

Na hipótese do INSS encontrar alguma irregularidade em qualquer destes benefícios sujeitos à revisão, o segurado será chamado e serão analisados todos os documentos. Como por exemplo, no caso da pensão por morte, em que o segurado ao morrer já não tinha mais qualidade de segurado e mesmo assim o benefício foi concedido, o benefício será imediatamente suspenso e aberto prazo para defesa (e/ou recurso) e explicações.

O segurado que receber o aviso do INSS, terá que redobrar a atenção, visto que o INSS poderá suspender os benefícios que tiveram erros na concessão, inclusive caso não localize o segurado. Caso o INSS suspenda o benefício é possível entrar com defesa ou recurso administrativo para tentar reverter a situação, mas o ideal é buscar a ajuda de um advogado especialista em Direito Previdenciário para que os prejuízos não sejam duradouros ou irreversíveis.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original por Renata Brandão Canella, advogada, graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Processo Civil e especialista em Direito Empresarial pela UEL, especialista em Direito do Trabalho pela AMATRA

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

O Aluguel Vai Subir? O Que Esperar do Mercado Imobiliário em 2025

O aluguel já pesa no orçamento de muitos brasileiros, mas a pergunta que não quer…

3 minutos ago

Como Viver de Renda Passiva em 5 Anos (Mesmo Começando do Zero)

Viver de renda passiva parece um sonho distante para muita gente, mas não é impossível.…

6 minutos ago

O Perigo das Taxas Bancárias Ocultas: Como Evitar Tarifas Abusivas no Seu Dia a Dia

Você já parou para analisar o extrato bancário e se perguntou de onde vieram aquelas…

11 minutos ago

Como Economizar Mesmo Ganhando Pouco Com o Método Japonês para Controlar Finanças Pessoais

Economizar dinheiro parece um desafio impossível para muita gente, mas não precisa ser assim. O…

15 minutos ago

Reforma tributária pode aumentar 10% do poder de compra dos brasileiros

Não é surpresa para os brasileiros que até o final do cronograma da Reforma Tributária…

2 horas ago

Praticar exercícios físicos pode te ajudar a ser mais produtivo!

Alguns brasileiros se tornam sedentários com a desculpa de que a prática regular de exercícios…

3 horas ago