Imagem por @jcomp / freepik
A RAIS é uma obrigação anual das empresas brasileiras, é preciso reunir diversas informações sobre os trabalhadores brasileiros e enviar ao governo, para enviar esta obrigação em 2022 é preciso saber o que deve ser informado nela.
A RAIS 2022, ano base 2021, ainda não teve seu programa liberado, mas é bom ir se preparando, afinal, tudo indica que em breve o programa será liberado, portanto, é hora de se informar.
Acompanhe este artigo até o final e saiba o que deve ser informado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2022.
Desde o ano de 2019 as empresas do grupo 2 e 3 do cronograma de implantação do eSocial estão dispensadas de enviar a RAIS, pois, essas empresas já estavam realizando o envio dos eventos periódicos pelo eSocial.
O envio dos eventos periódicos pelo eSocial substituem a RAIS, portanto, as empresas do grupo 1 e 2 não precisam mais enviar a Relação Anual de Informações Sociais.
Entretanto, as empresas do Grupo 3 do cronograma de implantação do eSocial devem estar obrigadas a enviar a RAIS 2022, ano-base 2021, pois, elas só começaram a realizar o envio dos eventos periódicos em julho do ano passado.
O envio da RAIS 2022 ainda não começou, mas cabe aos integrantes do grupo 3 e 4 se prepararem para enviar essa obrigação.
As empresas devem informar na RAIS 2022, todas as informações relacionadas às contribuições sindicais patronais referentes ao ano-calendário 2021, além disso, elas devem informar os dados sobre todos os colaboradores contratados.
Veja as principais informações que devem constar na RAIS:
Todas as empresas devem entregar a RAIS, com ou sem funcionários empregados (exceto o MEI).
Se uma empresa não possuía funcionários em 2021, a RAIS 2022 deverá ser entregue como “Negativa”, indicando que não possui vínculos para declarar.
A RAIS negativa pode ser enviada no portal da RAIS, é só preencher os quatro seguintes campos:
O envio da RAIS 2022 ainda não começou a ser enviada, mas em breve o programa deverá ser liberado, portanto, organize as informações necessárias dos funcionários da sua empresa e fique preparado para enviar esta declaração.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…