Hoje em dia é muito comum que os empreendedores sejam surpreendidos com impostos não pagos. Pensando nisso, a escrevemos esse artigo para explicar para você os riscos da sonegação de impostos e como evitá-lo. Vamos lá?
Perceber que sua empresa deve a Receita Federal pode ser um susto, mas é sempre bom que você faça isso antes dos fiscais. Quando você percebe uma irregularidade fiscal na sua empresa e procura a Receita Federal para acertar as contas a sua empresa precisa pagar uma multa de 20% do valor sonegado acrescido do valor dos juros de mora(tempo de atraso) e correção monetária.
Entretanto, caso os fiscais da Receita Federal percebam a sua irregularidade, a sua empresa terá de pagar uma multa do valor sonegado, acrescentado dos juros moratórios e da correção monetária.
Caso sua empresa tenha problemas fiscais não resolvidos, ela fica com a certidão fiscal negativada. Isso inviabiliza a participação em concorrências públicas e outras transações comerciais que tem como requisito ter ”ficha limpa”. Além disso, a partir do momento que é constatada uma irregularidade na sua empresa, os fiscais ficam mais rígido quanto a sua fiscalização.
Comprovada a irresponsabilidade fiscal, as consequências podem recair sobre os administradores/diretores da empresa e como resultado, os mesmos podem responder criminalmente na justiça e condenados.
A pena varia de acordo com o caso, levando em consideração que pode gerar até mesmo reclusão e penhoramento de bens para pagamento da dívida. Lembre-se, a sonegação de impostos é uma prática ilegal que traz sérios prejuízos à empresa, ao dono e aos sócios.
Com o advento dos avanços tecnológicos, o cerco para sonegadores de impostos está se fechando cada vez mais. O cruzamento das informações coletadas na internet pode servir como meio de identificação dessas irregularidades, por isso a Fazenda Pública e os órgãos competentes de fiscalização, vêm investindo muito para modernizar esse sistema de informação.
A internet facilitou para que os órgãos regulamentadores encontrem vestígios dessas irregularidades e vêm se tornando uma importante alidada.
Além de gerar multas altas que podem levar a morte do seu negócio, a sonegação de impostos suja a imagem da sua empresa no mercado de trabalho. Uma empresa investigada e condenada por irregularidades fiscais perdem autonomia e credibilidade no mercado, quando o caso se tornar público. Não vale a pena se arriscar tentando enganar a receita federal.
Agora que você já está conscientizado sobre os riscos da sonegação fiscal, você provavelmente quer saber como evitar esse problema, certo? A tecnologia também é uma auxiliadora para o empreendedor nessa hora, a modernização das áreas administrativas como por exemplo a contabilidade podem te auxiliar com o cumprimento das suas obrigações.
Além disso, o uso de tecnologia nessas áreas podem ajudar a sua empresa a evitar gastos desnecessários e economizar com a otimização do tempo de trabalho.Dica: Atenção você contador ou estudante de contabilidade, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.
Conteúdo via Gestão Cont
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…