Analista Fiscal – Formação Completa com ECF
XML é o formato padrão de notas fiscais eletrônicas, mais conhecidas como NF-e, o arquivo surgiu em meados da década de 90 para apresentar uma forma prática de troca de informações pela internet unindo a flexibilidade do SGML com a simplicidade do HTML. O princípio do XML é que ele pode ser lido por diversos tipo de software assim como se integra com inúmeras linguagens de programação, o que facilita sua leitura e escrita.
Diferente de outros tipo de arquivo como o PDF, que é um formato fechado para documentos, o XML só oferece suporte para texto puro com possibilidade de separação de conteúdo por formatação, simplicidade e legibilidade para humanos e computadores, interligação com bancos de dados e inserção de tags.
Para que sejam lidos de forma apropriada os arquivos XML necessitam de leitores específicos, no caso das notas fiscais eletrônicas o arquivo pode ser aberto pelo leitor disponibilizado pela Receita Federal que está disponível para Windows e Linux.
Opções de leitor de XML
Na internet também existem alguns outros leitores online que dispensam a instalação e facilitam a vida de quem precisa visualizar o conteúdo destes arquivos, veja abaixo algumas opções:
Leitor XML: Permite ler e visualizar arquivos XML enviados para o site sem grandes opções.
FreeNFE: Permite visualizar e converter o arquivo XML para PDF
XML Viewer: Além de permitir a visualização é possível formartar e converter arquivos com facilidade.
Opções de conversores de XML
Para converter arquivos XML para outros formatos mais amigáveis para dispositivos móveis como o PDF também é possível encontrar soluções online bem práticas como os sites abaixo, neles o usuário só precisa enviar o arquivo e aguardar a conversão para depois baixar o arquivo XML convertido para o formato desejado.
XML Grid: Permite converter arquivos XML no formato CSV de forma bem simples.
Cool Utils: Permite converter arquivos XML para diversos tipos de formato como PDF, TIFF, JPG, HTML entre outros. Via Techtudo
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp