EPP é um porte empresarial, corresponde diretamente ao tamanho da empresa em questão do faturamento obtido no ano. O porte indica o tipo de empresa e sua classificação em relação ao seu faturamento e número de funcionários. Atualmente conseguimos atender 2 portes, o ME e EPP.
Uma EPP pode ser enquadrada em qualquer regime tributário, não precisa ser aberta diretamente no Simples Nacional, como muitos pensam. No entanto, se a atividade da empresa permitir, recomenda-se que no seu início opte pelo Simples Nacional.
Leia também: Entenda As Diferenças, Vantagens E Desvantagens Entre ME E EPP
A LEI No 9.841, DE 5 DE OUTUBRO DE 1999 institui o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, dispondo sobre o tratamento jurídico diferenciado, simplificado e favorecido previsto nos arts. 170 e 179 da Constituição Federal. Depois, os conceitos e limites das ME e EPP foram atualizados na lei do Simples Nacional 123/2006
Leia também: Veja Os Tipos De Empresas Existentes Para Abrir No Brasil
Uma empresa pode ser aberta diretamente como EPP, sem passar pela ME. Desde que haja a expectativa de faturamento anual superior a 360K. Ou então, uma empresa aberta como ME vira uma EPP ao ultrapassar 360K de faturamento anual. No entanto, é necessário fazer esta formalização a receita federal através de um atualização cadastral ou alteração contratual.
Exemplos: Padarias, restaurantes, tecnologia da informação, medicina (focar em empresas com média de mais de 30K)
A única particularidade é que nosso cliente precisa nos informar que ele quer abrir a empresa diretamente como EPP. Pois via de regra, abrimos todas diretamente como ME. Por isso precisa avisar. É uma oportunidade de entendermos a necessidade e quem sabe orientar ele em algum processo.
Caso ele entre com a intenção de ter 20 funcionários, não vamos conseguir atender.
Até mesmo o capital social informado na abertura não tem valor mínimo.
Em relação ao processo de abertura, esta é a única particularidade. A abertura não fica mais ou menos complexa. Esse ponto é afetado apenas pelas naturezas jurídicas (LTDA, EI, SLU…)
Por Vitor Torres, Administrador de Empresas, Empreendedor Endeavor, CEO e fundador da Contabilizei, o primeiro e maior escritório de contabilidade online do país.
Original de Contabilizei
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…