Designed by @jcomp / freepik
O auxílio inclusão é um benefício que já estava previsto na Lei Brasileira de Inclusão da pessoa com deficiência. Contudo, somente com a Lei 14.176 de 22 de junho de 2021 houve sua regulamentação, que entrou em vigor a partir do dia 1º de outubro de 2021.
O Auxílio-Inclusão é uma medida de incentivo do Governo Federal aos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Este benefício visa auxiliar na inclusão de beneficiários do BPC/LOAS para que reingressem no mercado de trabalho.
Funciona da seguinte maneira: é fornecido um valor mensal para quem recebe o BPC e está prestes a reingressar no mercado de trabalho, e é por isso que o nome do Auxílio é inclusão, pois ajuda o beneficiário do BPC a se incluir novamente no mercado de trabalho sem perder toda a renda que recebia.
Podemos dizer que o Auxílio-Inclusão é uma forma de substituição do BPC.
O BPC (Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social) é um benefício assistencial pago por meio do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que garante um salário mínimo por mês para idosos a partir de 65 anos de idade e pessoas com deficiência e que vivam em estado de vulnerabilidade social.
O Auxílio-Inclusão será pago ao beneficiário que fizer jus enquanto tais requisitos forem cumpridos, ou seja, se o beneficiário deixar de atender aos critérios de manutenção do BPC, seu Auxílio-inclusão também será cessado.
Ocorrerá a cessação também quando o beneficiário passar receber qualquer tipo de aposentadoria, Pensão por Morte; Auxílio Doença (Auxílio por Incapacidade Temporária) ou Seguro Desemprego.
Por esse motivo concluímos que o Auxílio-inclusão não pode ser cumulado com os benefícios acima citados.
O valor do auxílio inclusão será correspondente a 50% do valor do BPC/LOAS, ou seja, R$ 550,00.
Durante o período em que o beneficiário estiver em gozo do auxílio inclusão, o seu BPC ficará suspenso. Porém, segundo a lei, caso você perca o seu emprego, é possível solicitar a reativação do BPC, sem a necessidade de passar por novas avaliações (médicas ou sociais) para ter seu benefício reativado.
O Auxílio-inclusão é uma medida que visa a economia nos valores dos cofres públicos,incentivando os beneficiários do BPC a ingressarem no mercado de trabalho.
Com ela, a pessoa trabalha e recebe uma parte do valor que ganhava antigamente. Porém, pelo fato do BPC ser direcionado às pessoas com deficiência e aos idosos, pode ser que muitos não tenham condições físicas e/ou mentais para trabalhar.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Original de Sociedade de Advogados Silva & Freitas
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…