Chamadas

O que é o cadastro positivo e como pode melhorar minhas taxas de juros em empréstimos

Há algum tempo tenho escutado as pessoas comentarem sobre cadastro positivo. O que é isso e como funciona? No meu trabalho colegas disseram que serei cadastrada automaticamente, é isso mesmo?

Paula Sauer, CFP, responde:

Que bom tocar neste assunto. O cadastro positivo é um banco de dados montado por empresas especializadas, que avaliam o risco de crédito de empresas e de pessoas físicas com base no histórico que mostra o comportamento financeiro e comercial do usuário.

O assunto voltou à pauta recentemente porque o cadastro que foi normatizado pela lei 12.414/11, de 2011, sofreu no mês de abril de 2019, por meio da lei complementar 166/19, uma alteração importante.

Agora, a adesão ao cadastro positivo, assim como ocorre no negativo – que registra os maus pagadores – é automática, desde 9 de julho.

Sem a imposição de participação, o consumidor precisava se cadastrar e autorizar a coleta das informações. O banco de dados do cadastro positivo possui aproximadamente 10 milhões de pessoas; com a nova lei que torna a adesão automática, espera-se que o banco de dados alcance 130 milhões de pessoas.

O fato de se tornar compulsório, dividiu opiniões. Para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil, a nova lei do cadastro positivo deve tornar o acesso ao crédito mais fácil e com juros menores para os consumidores adimplentes, uma vez que a visualização do cadastro dos hábitos de pagamento do cliente dará mais precisão na análise de crédito.

Com Valor Econômico

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Como Contadores Podem Ganhar Dinheiro com Consultoria de Investimentos e Planejamento Patrimonial

Se você é contador e está em busca de novas formas de aumentar seus ganhos,…

3 horas ago

A Contabilidade Verde: Como Ganhar Dinheiro com Empresas Sustentáveis e Incentivos Fiscais

Se há algo que está em alta nos negócios e na economia global, mas que…

3 horas ago

Chove contratações que pagam até R$ 23 mil nessa carreira de TI em 2025

Se você está pensando em mudar de carreira ou quer saber qual área da tecnologia…

3 horas ago

Empréstimo do FGTS fora do ar! E agora, quando voltará?

Se você tentou fazer um empréstimo usando o FGTS como garantia nos últimos dias e…

3 horas ago

Grafologia: pessoas inteligentes escrevem assim a letra H

Você já parou para pensar que a maneira como escreve pode revelar muito sobre sua…

4 horas ago

INSS: Mais de 25 milhões de beneficiários recebem essa semana

Milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebem…

4 horas ago