Contabilidade

O que é Pessoa Jurídica e quais as principais modalidades?

Abrir seu próprio negócio envolve muito planejamento e também conhecimento. Afinal, empreender é um desafio diário. Portanto, é preciso ter conhecimento de um assunto básico. 

Qual é o tipo de empresa que você vai abrir é uma das primeiras decisões. Saber qual é o conceito de Pessoa Jurídica, bem como suas diferentes modalidades e vantagens é quase uma obrigação.

Na leitura a seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre Pessoa Jurídica antes de começar um novo negócio. Assim, na hora de arregaçar as mangas, você estará com tudo em ordem, evitando cometer erros de iniciantes.

O que é Pessoa Jurídica?

Trata-se de uma entidade formada por um ou mais indivíduos com um propósito específico. Ela é reconhecida pelo Estado e detém direitos e deveres. 

A Pessoa Jurídica pode se referir a empresas, ONGs, Associações, Autarquias, entre outros. Uma PJ possui personalidade jurídica independente. Isso significa que, apesar de ser formada por Pessoas Físicas, uma Pessoa Jurídica é vista como uma entidade própria perante a Lei e o Estado. Logo, Pessoa Física e Jurídica não se confundem.

A PJ responde separadamente por seus atos. Quando a empresa comete um delito, por exemplo, tanto a Pessoa Jurídica quanto às Pessoas Físicas por trás desse delito sofrerão as devidas penalidades previstas em Lei.

Quais são as modalidades de Pessoa Jurídica?

Há diferentes modalidades e enquadramentos de uma Pessoa Jurídica, os quais variam de acordo com o faturamento anual e com o regime societário escolhido. Vejamos a seguir:

1 – MEI (Microempreendedor Individual)

O MEI (microempreendedor individual) é uma modalidade muito indicada para quem está começando a empreender. Esse tipo de Pessoa Jurídica é formada por um único indivíduo e é muito indicado para profissionais que trabalham por conta própria e que desejam formalizar sua atividade econômica. Para ser um Microempreendedor Individual, é necessário ter um faturamento anual de até R$ 81 mil e não ser sócio ou titular de nenhuma outra empresa.

2 – EI (Empresário Individual)

O Empresário Individual (EI) é um tipo de Pessoa Jurídica que não tem sócios. A Pessoa Física por trás da PJ é titular da empresa e responde de maneira ilimitada por todos os débitos da PJ.

3 – EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)

O Eirelli também é uma empresa comandada por uma só pessoa física. A diferença é que, diferente do EI, as responsabilidades são limitadas. Isso significa que a Pessoa Física e a PJ têm autonomia patrimonial; as contas não se misturam. Para se enquadrar como EIRELI, é necessário ter um capital social de, no mínimo, 100 salários mínimos.

4- Sociedade Limitada – LTDA

A Sociedade Limitada (LTDA) é um tipo de enquadramento societário no qual a Pessoa Jurídica é formada por, no mínimo, dois sócios. Esses sócios atuam de maneira limitada em relação ao capital social da entidade.

5 – Sociedade Anônima (SA)

Já na Sociedade Anônima (SA), a empresa é dividida em ações. O capital social da empresa não é atribuído a Pessoas Físicas específicas. Aqui estão as empresas que vendem suas ações na Bolsa de Valores ou diretamente para investidores interessados.

6. Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)

A SLU é uma sociedade limitada que basta ter um indivíduo como sócio proprietário. Assim como na LTDA, o patrimônio pessoal do dono não pode ser misturado com as contas da organização.

A grande diferença, entretanto, reside na ausência de um investimento mínimo de algum valor específico para o enquadramento nessa modalidade. Neste tipo de pessoa jurídica a razão social da empresa precisa ter obrigatoriamente o nome do sócio principal acompanhado do termo “limitada”.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

24 minutos ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

35 minutos ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

2 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

4 horas ago

“Contador Parceiro” ganha nova proposta com Sebrae e Conselho Federal

O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…

5 horas ago

Entenda mais sobre a Drex: moeda digital que promete revolucionar o sistema financeiro brasileiro

O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…

5 horas ago