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O que é preciso para trabalhar em casa com eficiência?

por Ricardo de Freitas
7 minutos ler

Isto porque, o espaço pode se tornar uma excelente forma de distração prejudicando assim a produtividade.

Por este motivo é necessário que o profissional busque dicas para oferecer cada vez mais eficiência no seu trabalho.

E é justamente isto que a Soften vem oferecer para você home officer: uma metodologia para ganhar dinheiro em casa com eficiência e qualidade.

Trabalhar em casa com eficiência

Hoje em dia muitas pessoas têm buscado abrir o próprio negócio ou com o objetivo de conseguir uma renda extra, ou por falta de opção.

Qualquer pessoa pode ganhar dinheiro trabalhando de sua casa não importa a atividade que escolha.

Muitos investem em comercialização de produtos feitos em casa, comercializando-os em lojas virtuais, por exemplo.

Além disso, esses empreendedores investem e muito no Marketing Digital para a divulgação dos seus serviços, principalmente das Redes Sociais.

Para o trabalhador é bem rentável investir em Home Office, principalmente quando realizado com eficiência e produtividade.

Atualmente a ferramenta para mais contribui para a eficiência ao trabalhar em casa é a Metodologia 5S que será apresentada abaixo.

Metodologia 5S para o Home Office

método 5S de organização empresarial, foi criado no Japão logo após a II Guerra Mundial, e ajuda na melhoria da qualidade do trabalho.

O nome 5S refere as cinco palavras em Japonês que formam a aplicação da técnica, são elas:

  1. SEIRI – Senso de Utilização
  2. SEITON – Senso de Ordenação
  3. SEISO – Senso de Limpeza
  4. SEIKETSU – Senso de saúde
  5. SHITSUKE – Senso de autodisciplina

A partir dos 5 sensos apresentados o trabalho em casa pode ser realizado de maneira muito mais organizada e eficiente.

Tal modelo quando aplicado em empresas convencionais oferece melhoria no desempenho e aumento da produtividade.

A propósito o 5S revolucionou empresas como Toyota, HP e Boing tão conhecidas no mercado.

E para auxiliar, logo abaixo será mostrado o passo a passo de aplicação da técnica.

1 – Senso de Utilização: Elimine e exclua o que é desnecessário

Para realizar a eliminação de elementos desnecessários, primeiro classifique o que está presente no seu espaço de trabalho em três tipos:

  • Coisas essenciais para a execução do trabalho;
  • Aqueles que são importantes, mas que não são de uso diário;
  • Elementos pouco ou raramente utilizados ou sem uso.

Depois da classificação, você já pode ir para o próximo passo da aplicação do 5S no Home Office.

2 – Senso de Ordenação: Guarde, organize e descarte

Realizou a categorização dos elementos? Chegou o momento de guardar, organizar e descartar de acordo com a utilização de cada um.

Ou seja, de acordo com a classificação você irá definir a organização do espaço de trabalho.

  • Organize: aqueles elementos essenciais em locais de fácil acesso, seja na mesa ou em locais próximos;
  • Guarde: os elementos importantes, mas que não se usa diariamente em armários e arquivos, mas que também seja de fácil acesso;
  • Descarte: Elementos que você não utiliza, para que não ocupe o espaço e garante a organização.

Além desse processo, limite o espaço de trabalho para que não tome o espaço da casa, isso prejudica e muito a organização e eficiência.

3 – Senso de Limpeza: Mantenha o ambiente limpo

limpeza e organização do espaço garante melhor produtividade e posteriormente melhores resultados.

Por este motivo mantenha o ambiente organizado e realize limpezas regulares garantindo um ambiente limpo e agradável.

4 – Senso de saúde: Crie e mantenha um ambiente saudável

O home office por si só já oferece ambiente favorável para o trabalhador, evitando o stress de um espaço empresarial.

Assim como a não necessidade de enfrentar o trânsito até o trabalho, comer fora de casa, entre outros pontos negativos.

Contudo, é preciso se manter um padrão de qualidade para a saúde no espaço de trabalho em casa.

Por exemplo, mantenha uma boa iluminação, climatização do espaço e também certifique-se que os barulhos externos não atrapalhe.

Além destes fatores saiba que investir em espaço de iluminação natural e arquitetura com beleza estética favorece e muito o trabalhador.

5 – Senso de autodisciplina: Foco, disciplina e bons resultados

Este talvez seja o fator que melhor contribuirá para a eficiência do home office como um todo.

Pois, o fato da pessoa não possuir nenhuma espécie de superior lhe cobrando o serviço e o espaço de casa pode ser um problema.

Uma vez que são fatores que contribuem diretamente para a procrastinação, prejudicando o rendimento profissional.

Por este motivo, organize seus horários e mantenha a disciplina como num ambiente comum de trabalho.

Estabeleça horários de início e término do serviço, assim como horário de almoço e de possíveis cafés.

Cumpra os prazos com os clientes e garanta além da eficiência, prestígio perante ao seu público.

Mantenha a gestão do seu negócio em dia

Muitos desses trabalhos de home office acabam por se tornar um serviço fixo, e posteriormente, convertem-se em empresas MEI.

E para que os resultados sejam ainda mais positivos, invista em ferramentas atuais de gestão empresarial e fiscal.

Isto é, adquira um software de gestão fiscal e administrativa como os disponibilizados pela Soften Sistemas.

A empresa conta com dois modelos de sistemas: o desktop – Soften SIEM, e o em nuvem – GerencieAqui.

Ambos possuem opções de emissão fiscal e gestão ERP, sendo que o GerencieAqui é mais simplificado.

Além de funções eficientes o cliente tem o auxílio garantido dos profissionais da Soften.

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