Imagem fundo: benzoix / freepik / logo cadastro único fonte: desenvolvimentosocial.rc.sp.gov.br / editado por Jornal Contábil
O Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema que o governo usa como base para fazer a inclusão ou remoção de famílias em programas socioassistenciais.
O atual Governo Federal já iniciou o processo de pente-fino nas contas do Cadúnico. O objetivo é justamente encontrar as contas que podem ser excluídas do projeto por conta de supostas fraudes.
De acordo com declarações da Ministra do Planejamento Simone Tebet, a expectativa é de que algo entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas sejam excluídas do projeto social. Com este movimento, o Governo Federal espera economizar mais de R$ 10 bilhões com o Bolsa Família.
Na leitura a seguir, vamos explicar o que é preciso e o que fazer para atualizar os dados no CadÚnico e não perder o Bolsa Família e demais programas sociais do Governo.
Leia também: Motivos que levam a exclusão no Cadastro Único
O novo governo do Presidente Lula já informou que já está realizando uma verificação nos cadastros que algumas famílias e estas vão precisar fazer a atualização cadastral do CadÚnico, para evitar que o pagamento do benefício social seja suspenso.
As famílias que precisarem atualizar os dados terão a possibilidade de fazer isso pelo aplicativo ou site do CadÚnico. Para isso, basta fazer o login Único e verificar os dados atuais, fazendo a atualização de forma prática e simples, por meio da opção ‘Atualização Cadastral por Confirmação’.
Sobre o aplicativo do Cadastro Único, vale comentar que ele oferece um atendimento especializado para aqueles usuários que, por alguma razão, não conseguirem realizar a atualização dos seus dados.
Se as informações ainda estiverem de acordo com a realidade da família, como número de membros, a renda e mais, basta prosseguir com a confirmação.
Em outro caso, as famílias podem ir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa para fazer a atualização de forma presencial.
Assim, a volta do Bolsa Família significa que ocorre uma nova filtragem. Assim, o governo vai realizar uma espécie de pente fino para saber quem precisa mesmo do benefício social, que vai passar a pagar R$ 150 para cada filho de até 6 anos de idade.
Dessa forma, as famílias que vão precisar fazer a renovação do Cadastro para ter direito ao Bolsa Família em 2023 são:
Leia também: Veja as novas regras para se aposentar pelo INSS em 2023
Quem tem a intenção de solicitar inscrição no Cadastro Único vai precisar ir presencialmente a uma unidade CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Afinal, é esse processo que vai tornar possível que a família seja efetivamente cadastrada na base de dados de pessoas vulneráveis.
Veja como solicitar a inscrição no sistema:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…