Ao tocar neste ponto, deve-se entender de que se trata de um assunto delicado, pois cabe ao prefeito de um município junto à equipe de secretários, decidir as prioridades de emprego do dinheiro público.
Portanto, se for decidido que o saneamento público requer a atenção principal se sobrepondo às necessidades das creches, seja na construção de novos prédios ou na manutenção daquelas já existentes, não há muito o que se possa fazer.
Entretanto, legalmente falando, as cidades devem se submeter à Constituição Federal, portanto o desrespeito à mesma causaria sérios problemas ao município.
Neste sentido, a Constituição Federal reforça que um dos deveres dos municípios é promover os devidos cuidados à educação infantil, conforme previsto no Artigo 211, § 2º, levando a debates sobre o contingenciamento de prioridades em investimentos.

Se determinado bairro de uma cidade não possui uma creche pública, e este fator torna-se um agravante para a qualidade de vida dos moradores, recomenda-se procurar pelo auxílio do Ministério Público (MP) para apresentar todas as queixas e aguardar a atuação do órgão junto à prefeitura, no intuito de resolver esse impasse.
No entanto, se a creche pública já existe na região, mas devido à demanda excessiva uma parte expressiva dos cidadãos não conseguem vagas para matricular os filhos, é a hora de entrar com uma ação judicial.
Esta alternativa provém dos entendimentos dados pela Corte Suprema (STF) e a Corte Superior (STJ), de que a creche deve matricular a criança, uma vez que é obrigação do município acolhê-las.
Portanto, não é tarefa do cidadão suportar um ônus que também é responsabilidade do município, em outras palavras, a construção e manutenção de creches para dar o devido amparo às crianças, lembrando que devem acolher crianças com até cinco anos de idade.
Por Laura Alvarenga
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp