Imposto de Renda

O que fazer quando cair na malha fina do Imposto de Renda?

Os contribuintes que estão na malha fina do Imposto de Renda, podem fazer a correção de forma autônomo. 

Na quinta-feira (29) a Receita Federal começou a enviar cartas para os contribuintes que caíram na malha fina do Imposto de Renda Pessoa Física 2020, ano-base 2019.

O que é malha fina?

Cair na malha fina significa que a declaração do Imposto de Renda apresentou inconsistência e ficará retida na Receita até os erros serem corrigidos. 

Se você não pagou imposto e nem entrou em nenhum lote de restituição, pode ser que você tenha caído na malha fina. Para ter certeza é necessário consultar seu extrato do IR no site da Receita, no e-CAC. Esta correção pode ser feita de forma autônoma. 

Veja como resolver esta situação:

  • Retificação : Se a sua declaração realmente tiver informações incorretas, é possível fazer a retificação da declaração.
  • Intimação :  Se você estiver às documentação para comprovar que a sua declaração está correta, é necessário aguardar o Termo de intimação ou Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal, ou agendar um atendimento através da área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.

Valor das Multas do Imposto de Renda

Caiu na malha fina do IR você estará sujeito à multas, que podem variar de acordo com cada caso.

  • Retificação: Se o imposto for devido, existe a cobrança de uma multa de 0,33% por dia de atraso, o teto dela é 20% do valor do IR devido.
  • Intimação: Supondo que você consiga comprovar que foi colocada na malha fina por engano, logo você não precisará pagar nada, porém se a Receita determinar que houve erro, a cobrança levará uma multa de pelo menos 75% do imposto devido.

Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana

Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:

Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática. 

Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.

Por: Laís oliveira

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

7 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

9 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

17 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

17 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

17 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

17 horas ago