O que fazer se meu companheiro(a) esconde bens de mim?

O término de um relacionamento muitas das vezes se dá de forma complicada, e esse cenário pode agravar ainda mais quando o casal possui bens em comum. Uma situação frequente é a ocultação de patrimônio por parte de algum dos integrantes da relação a fim de se beneficiar e, consequentemente, prejudicar o outro, o que leva à pergunta: o que devo fazer se meu companheiro(a) esconde bens de mim?

Caso você esteja em uma relação que seu (sua) parceiro(a) esteja escondendo bens e patrimônio, te prejudicando em uma futura partilha, você deve contatar um(a) advogado(a) para que este realize o pedido judicial de “arrolamento de bens”.

Em que consiste o arrolamento de bens? É um instrumento judicial que possibilita a busca e o bloqueio bens, objetivando a preservação do patrimônio para uma finalidade futura.

Com isso, se você vai passar por um divórcio, ou por uma dissolução de união estável, mas não sabe ao certo os bens existentes para entrar na partilha, procure um advogado para analisar a possibilidade de solicitar o arrolamento de bens.

Também é importante dizer que o arrolamento de bens é uma medida que não é restrita à partilha de bens do divórcio ou da dissolução da união estável. Esse mecanismo pode ser utilizado em inventários, no procedimento de falência empresarial e outros, ou seja, pode ser utilizado toda vez que for necessária a busca e a conservação dos bens.

Dessa forma, caso seja necessária a utilização do arrolamento de bens para localizar patrimônio, busque auxílio de um (a) advogado (a).

Lucas Dias, acadêmico e estagiário de Direito via http://www.britoesimonelli.com.br

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

6 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

6 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

6 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

6 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

7 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

9 horas ago