Imagem por Freepik / Designed by @olly / Freepik
Todos os pagamentos de benefícios do INSS são realizados até o quinto dia útil de cada mês, na matéria de hoje vamos explicar sobre o que fazer quando o seu benefício não for depositado.
Pode acontecer do contribuinte se dirigir até uma das agências consignatórias para sacar o benefício e ele ser informado que não há valor para saque.
Isso pode acontecer e é necessário que você esteja atento sobre o que fazer, continue conosco e veja algumas dicas em como solucionar este problema e não ser prejudicado.
Toda pessoa que contribui para o INSS, de alguma forma estão garantindo o acesso a diversos benefícios sociais, porém em algumas situações o benefício pode não ser depositado na data estipulada, portanto pode ser pago em atraso ou até mesmo ser suspenso.
O motivo para isso pode ser falha no sistema financeiro ou até mesmo quando o pagamento não foi emitido.
Esses pagamentos podem ser interrompidos, cessados temporariamente ou por tempo indeterminado.
Vamos listar algumas dicas para você evitar esta situação.
O próprio INSS disponibiliza um calendário de benefícios para que os beneficiários se mantenham informados sobre a data dos depósitos.
Para acessar é fácil, basta entrar no site ou aplicativo Meu INSS clicando em calendário de pagamento, portanto não é necessário logar na conta para solicitar esse serviço.
O extrato tem a mesma validade de um comprovante de pagamento e por isso pode ser utilizado para conferir se o seu benefício do INSS não foi depositado.
É possível acessar pelo site ou aplicativo Meu INSS, para esse acesso é necessário fazer login no sistema com senha cadastrada previamente e em seguida, procurar “ Extrato de Pagamento” e escolher o período que deseja consultar.
O segurado que não teve o benefício do INSS depositado é preciso se informar sobre o motivo, a informação deve ser confirmada direto com o INSS e não com o banco.
Para fazer esta solicitação é necessário fazer login no sistema com a senha definitiva já cadastrada.
Assim que você identificar que o pagamento não foi depositado, é possível solicitar a avaliação do caso ou o próprio pagamento.
Os beneficiários têm até 60 dias para sacar o valor do benefício, se ultrapassar este prazo a instituição consignatoria responsável pelo pagamento poderá devolver o valor ao INSS de modo a evitar fraudes ou depósitos indevidos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…