Fique Sabendo

O que pode sujar meu nome na Serasa? Entenda

Atualmente, a situação de inadimplência, é realidade de mais de 65 milhões de brasileiros. Em suma, restrições no CPF podem surgir pelos mais diversos fatores, como dificuldades financeiras, gastos inesperados, ou até mesmo a atual crise econômica que assola o país. 

Para entender as razões pelas quais o nome de uma pessoa é negativado, primeiramente é preciso esclarecer o que é estar com o nome sujo, bem como as consequências que esta condição pode trazer. 

Em resumo, o cidadão que contrai uma dívida e deixa de pagá-la no prazo determinado, terá o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc.), ou seja, a principal razão que leva a situação negativa, é manter débitos abertos em seu nome. 

Quais as consequências de estar negativado?

Estar com o nome sujo na praça pode acarretar diferentes empecilhos para a vida do consumidor. Por sua vez, podemos destacar como principal consequência  a dificuldade que a pessoa terá em contratar serviços de crédito, a exemplos, de empréstimos, financiamentos e cartões. 

Isto ocorre, pois, à medida que o nome/CPF do indivíduo é registrado na lista de inadimplentes, maior será o risco na operação, de modo que os bancos e outras instituições financeiras tendem a não aprovar a solicitação de créditos. É preciso entender que, antes de conceder um empréstimo, por exemplo, a empresa credora costuma analisar o perfil do solicitante, se a reputação no mercado for baixa, a possibilidade de aprovação também será. 

Em grande parte, ao afirmar que o cidadão é considerado um mal pagador, quer dizer que ele possui um baixo score no mercado. Esse score é uma pontuação diretamente ligada ao comportamento financeiro do indivíduo, quanto mais baixa estiver a pontuação, mais será indicado que a pessoa não arca devidamente com suas contas e débitos, o que dificulta o acesso a linhas de crédito. 

Motivos pelos quais o nome é negativado

Como previamente dito, a principal razão que leva ao famoso nome sujo, é possuir dívidas em aberto no seu nome. A grande questão é que esta situação pode se desdobrar de diferentes maneiras. 

Em geral, uma dívida se desdobra a partir de atrasos no pagamento, o que pode ocorrer desde o atraso em parcelas de empréstimos, financiamento ou cartão de crédito, até a atitude de não honrar com contas ditas mensais, como luz, água e aluguel. Por sua vez, a restrição no nome também pode aparecer pelos seguintes motivos: 

  • Conceder um cheque sem fundo a um terceiro;
  • Ser sócio ou titular de uma empresa em situação de falência;
  • Registro do protesto de dívida em cartório, mediante ao não pagamento da dívida;
  • Cobranças de dívidas por meio de uma ação na justiça;
  • Compras realizadas em seu nome por um terceiro, através da aplicação de golpes e fraudes.
Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

13 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

14 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

14 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

14 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

15 horas ago