imagem por @wayhomestudio / freepik
Sujar o nome (como brasileiro se refere a quem está negativado nos serviços de proteção ao crédito). Uma pessoa fica negativada quando deixa de pagar suas contas, neste caso, a empresa para quem ele deve fará uma notificação a Serasa e SPC. Isso acontece quando você deixa de pagar contas como água, energia e telefone. Outro motivo que leva a pessoa a ser negativada no serviço de crédito é quando deixa de pagar parcela de uma prestação do carro ou da geladeira.
A falência de uma empresa vai acontecer quando não são realizados os pagamentos de dívidas. Geralmente acontece um processo judicial, pedido pelos credores da empresa. Quando a pessoa é sócia ou dona de uma empresa falida, ela poderá ter problemas com o seu Score na Serasa. Segundo o birô, isso acontece porque, estatisticamente, existe a possibilidade dos sócios se endividarem para tentar cumprir as obrigações da empresa.
Embora não seja mais usado com frequência, o cheque pode ser causador do nome da pessoa ser negativado. Isso só acontecerá se o cidadão pagar um débito com um cheque sem fundo. Isso pode denegrir o seu nome, afinal você comprou algo que não podia pagar, e usou do recurso do cheque que também não tinha saldo na conta para ser compensado.
A orientação da Serasa é: para limpar seu nome no Cadastro de Cheque sem Fundo, é preciso procurar diretamente o banco que fez a inclusão. Você vai ter que comprovar que fez o pagamento do cheque. Isso pode ser feito com a entrega do próprio cheque ou com o extrato da conta corrente demonstrando o débito.
Ao pedir a exclusão, lembrar-se de pedir um recibo da carta de solicitação. E guarde esse documento até a conclusão do processo. O banco terá um prazo de 5 dias úteis para confirmar as informações e retirar o seu nome do CCF.
Quando você faz uma prestação, comprando por exemplo uma roupa, mas depois você não consegue quitar o número de prestações combinadas com o dono da loja, correrá o risco de ter o seu nome protestado .
Como você não quitou o que devia, o dono da loja por sua vez vai ao cartório e protesta o seu nome. Esse procedimento também deixará o seu CPF negativado.
Quando uma pessoa coloca seu nome na Justiça por causa de uma dívida que você tem com ela, fatalmente o assunto só vai ser resolvido na Justiça. Geralmente esses problemas acontecem quando você deve a um conhecido. A pessoa se sentindo lesada e querendo que você cumpra com sua obrigação, aciona a Justiça, que irá intimá-la a cumprir com sua obrigação. Ou seja, pagar o débito.
É sempre bom você monitorar seu CPF, verificar qualquer mudança no seu nome, prestar a atenção se foi notificado, ter controle das suas informações. Para isso, basta acessar o Serasa Antifraude e escolher o melhor plano para o seu perfil e que caiba no seu bolso.
Outro caminho é acessar o Serasa Limpa Nome e verificar se será possível ter algum desconto para por em dia a sua dívida, quitando-a. Ou entrar em contato com a empresa que deve para poder fazer uma negociação.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Olá! Se você está enfrentando dificuldades para antecipar o saque-aniversário do FGTS em 2025, saiba…
Se você é contador e está em busca de uma oportunidade no setor de petróleo…
As operações de fusões e aquisições (M&A, do inglês Mergers and Acquisitions) são processos complexos…
Se você declarou o Imposto de Renda de 2024, mas até agora não recebeu sua…
A recente Reforma Tributária impactou diretamente o setor farmacêutico ao modificar o sistema de impostos…
O conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) já se tornou um dos pilares para…