Photo by @sitthiphong / freepik
Muitas pessoas se assustam com o termo ajuizamento de dívidas, isso acontece, pois, às vezes não sabem o que isso quer dizer.
Pensando em você que possui pendências financeiras e quer entender e o ajuizamento de uma dívida, quer dizer, elaboramos esse artigo.
Isso quer dizer que a sua dívida será cobrada por intermédio da justiça, a primeira coisa que pode ocorrer é que seu crédito fique comprometido, pois, poderá constar restrições no seu nome, nos serviços de análises de crédito, como SPC e Serasa, por exemplo.
Caso ocorra o julgamento da ação como procedente é provavelmente você precisará pagar a dívida mais suas correções, ou seja, com custas judiciais e honorários de sucumbência e em situações onde o pagamento não ocorre pode acontecer até a penhora de bens.
Como pudemos ver, o ajuizamento é uma força de realizar a cobrança da dívida, entretanto ele é uma das últimas opções para realizar a cobrança ao devedor.
Ocorre quando a cobradora tentou realizar um acordo com o devedor inúmeras vezes e não conseguiu, por esse motivo a cobrança pode passar a ser realizada diretamente na justiça.
Quando isso acontece, ou seja, quando cobrança chega na justiça, acontecem as chamadas ações judiciais, confira abaixo as ações mais comuns:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…