O mundo contábil é repleto de regras, questões legais e tributárias, normas, cálculos e obrigatoriedades. São tantos detalhes e mudanças que os contadores precisam estar continuamente estudante e se atualizando, o trabalho nunca para. Por isso, resolvemos falar sobre algo que persegue os contadores e que constantemente sofrem alterações: as obrigações acessórias.
O órgão que rege as obrigações tributárias em todo o país é o Código Tributário Nacional, são inúmeras normas estabelecidas dentro da lei e que são divididas em dois principais grupos:
Obrigações tributárias: pagamento do tributo em si. (Ex.: imposto, contribuição, etc.)
Obrigações Acessórias: informações e trâmites tributários que servem de base para o pagamento e cálculo do tributo, assim como sua futura fiscalização.
Dentro dessas obrigações acessórias estão diversos tipos de declarações mensais, trimestrais e anuais que os escritórios ficam responsáveis de transmitir em nome de seus clientes. É um dever administrativo para gerenciar o cumprimento da obrigação tributária e que facilitam a fiscalização.
Elas são de extrema importâncias para que as empresas continuem funcionando dentro da lei, pois a falta de declaração ou ocultamento de informações podem levar a sérias punições, como multas ou paralisações das atividades.
As obrigatoriedades que as empresas precisam declarar vão depender do enquadramento e do tipo de atividade que ela exerce. Em modo geral, muitos negócios hoje precisam declarar diversos módulos do SPED, como o eSocial ou a própria nota fiscal eletrônica, que são exemplos básicos — ainda que complexos — de obrigações acessórias.
Identificar falhas tributárias se tornou muito mais fácil, todas as declarações são feitas por meio de portais online do Governo Federal. As informações depositadas nesses portais são cruzadas a fim de inspecionar a regularização das empresas.
Desse modo o papel do contador se torna ainda mais fundamental. Quando falamos de obrigações acessórias o planejamento e conhecimento técnico são indispensáveis.
A contabilidade tem um papel muito importante na questão tributária, ela não somente guia seus clientes aos melhores enquadramentos como é responsável pelos prazos, declarações e transmites que impedem que as empresas entre em problemas com a fisco. Tanto que no mercado existem escritórios contábeis focados em assessorar seus clientes nas declarações das obrigações acessórias.
Por isso, e importante que os contadores procurem se especializar e se manter atualizado, para fornecer aos seus clientes um serviço completo e de confiança. E você, sabe tudo de obrigações acessórias?
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…