Carreira

Ofertas para estágio, trainee e menor aprendiz aumentam em 58,94%

As empresas estão cada vez mais estimuladas a criar bons programas de estágio, trainee e contratação de menores aprendizes. É isso que mostram os dados do levantamento do Infojobs, HR Tech que oferece soluções tecnológicas para RH. De janeiro a abril, houve um aumento de 58,94%, quando as ofertas saltaram de 20.351 para 32.347.

Nos quatro primeiros meses, São Paulo liderou com 46,6% dos anúncios, seguido de Rio Grande do Sul, com 14,5% e Paraná, com 7,2%. Rio de Janeiro aparece em quarto lugar, com 5,6% e Minas Gerais, fechando o top cinco, com 5,5%. 

Leia também: Preciso Recolher Contribuições Previdenciárias De Jovens Aprendizes?

As áreas que mais contrataram foram: Administração (21,4%); Comercial e Vendas (13,3%); Engenharia (10,8%); Educação, Ensino e Idiomas (7,2%); Contábil, Finanças e Economia (5,5%). 

O modelo de contratação favorito é o presencial, com 92,4%. Trabalhos híbridos e home office representam apenas 4,8% e 2,8% respectivamente.

Leia também: Programa Acelera: Propagandista Trainee 2023, Seleciona Candidatos

Aproveitamento de talentos

Os estudantes contribuem para a transformação digital, diversidade e conexão de propósitos – o que impacta o futuro da empresa e auxilia na formação, já que os estágios são obrigatórios para a formação. Dessa maneira, 85,3% das ofertas de posições de início de carreira são direcionadas a este tipo de contratação. 

Já os menores aprendiz são buscados por 13,1%, principalmente porque permite que a organização desenvolva valores em jovens, à medida de combatem o trabalho infantil. Por fim, os anúncios para trainees representam apenas 1,6%, o que enfatiza o quanto o mercado ainda não entende a razão das contratações. 

“Os programas de trainees visam, de maneira geral, desenvolver habilidades técnicas e comportamentais à medida que o colaborador tem vivência em diversos setores de uma empresa. Essa é uma das estratégias mais eficazes para promover a diversidade e fortalecer a cultura, enquanto forma especialistas e gestores”, pontua Ana Paula Prado, CEO do Infojobs. 

De acordo com a executiva, o Brasil pode esperar ainda mais crescimento nestes tipos de contratação até o fim do ano. “Essa visão está ligada com o fato das empresas se preocuparem com a cultura organizacional e uma das melhores maneiras de criar senso de comunidade e pertencimento é apostar e desenvolver talentos. Os jovens, foco da maior parte das vagas, são o futuro e chegam com diversos insights e conhecimentos que podem agregar e muito para um negócio”, finaliza. 

Com mais de 35 milhões de visitas ao mês e 50 milhões de cadastros, o Infojobs é uma HR Tech que desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

8 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

10 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

18 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

18 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

18 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

18 horas ago