Negócios

Operações logísticas crescem com apoio digital durante a pandemia

Enquanto diversos setores da economia enfrentam restrições no formato tradicional de atuação, deliverys e logística de transporte tornam-se essenciais para a manutenção dos negócios. E não é só na rotina das operações logísticas das empresas que a mudança é visível. Os sistemas de tecnologia para o setor também registram volumes acima do habitual.

É o caso da Lincros, empresa brasileira especializada em soluções para redução de custo e gestão de transportes para embarcadores. Em março, o número de operações monitoradas pelo Tracking da companhia, sistema de gestão de entregas, subiu 9% na comparação com fevereiro. De acordo com José Antonio Gasque Júnior, CSMO, esse número representa um volume de quase mil novos caminhões controlados através do software. “Também houve aumento em outras operações que demonstram a importância da logística neste período. A gestão e auditoria de fretes, realizadas pela plataforma da Lincros tiveram crescimento de 6,5% nas operações”, relata.

Controle digital é facilitador na crise

José comenta que ter uma operação alinhada com a transformação digital é um fator decisivo para suportar o aumento repentino. “É visível que neste momento as soluções digitais estão sendo primordiais para garantir o gerenciamento eficiente deste aumento. Em empresas com operações analógicas, ter 9% de aumento em poucas semanas pode significar um caos na operação, com perdas em diversas frentes por conta da falta de visibilidade e controle”, destaca.

Entre as vantagens do monitoramento através de soluções digitais estão a previsibilidade da operação, a contratação de embarcadores com melhor custo-benefício, através de trâmites online e o monitoramento em tempo real. “Ter aumento de veículos em rota significa um impacto em toda a operação, da venda à entrega no cliente. Definir melhores rotas, otimizar trajetos e agrupar entregas são ganhos que resultam não só na agilidade da operação, mas na redução de custos para uma rotina mais eficiente. Ganha o cliente final, ganha a empresa, que tem em mãos dados confiáveis para executar e otimizar os processos”, finaliza o executivo da Lincros.

Especialista em soluções para gestão logística de transportes, a Lincros é uma das principais empresas de tecnologia do país voltada ao segmento.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

12 minutos ago

O Impacto da Reforma Tributária nas Empresas: Desafios e Estratégias de Adaptação

A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…

1 hora ago

É preciso declarar o Pix no Imposto de Renda 2025?

O pagamento pelo sistema Pix, lançado no ano de 2020, resultou em uma mudança nos…

2 horas ago

MEI: Atualização nas regras exclui e incorpora profissões em 2025

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo mais simplificado de empresa e cujo objetivo é…

3 horas ago

Estudantes de Direito em SC Acusam Colega de Desviar R$ 77 Mil para Aposta em “Jogo do Tigrinho”

Acusações de desvio de dinheiro abalam turma de Direito em universidade de Santa Catarina. Uma…

3 horas ago

É assim que o novo salário mínimo afeta seu bolso

O aumento do salário mínimo sempre gera expectativa, mas também traz consequências que vão além…

4 horas ago