Empreendedores, especialmente novos e pequenos empresários, enfrentam diversas dúvidas durante processos seletivos e entrevistas de emprego. Thays Brasil, advogada trabalhista e sócia no Feltrin Brasil Tawada Advogados, compartilha dicas valiosas para esclarecer as questões mais comuns.
Na contratação de empregados, é importante saber quais documentos podem ou não ser exigidos para evitar constrangimentos e penalidades. Documentos discriminatórios, como atestados de gravidez, esterilização, exames de HIV/AIDS e certidão do SERASA, são proibidos. Além disso, a entrega de atestados médicos deve ser regulamentada internamente ou conforme norma coletiva. Qualquer questionamento discriminatório durante as entrevistas é proibido pela Lei 9.029/1995, configurando crime com pena de detenção de um a dois anos e multa.
Leia Também: Como são Aplicadas e Cobradas as Multas do eSocial
O controle da jornada de trabalho é obrigatório para empresas com mais de 20 empregados, incluindo pausas, horas extras e atrasos, conforme a Lei 13.874/2019 (Lei de Liberdade Econômica). No home office, a definição da jornada requer atenção, pois a entrega do trabalho é o foco principal, não o tempo ou modo de prestação de serviços. Exceções ao controle de jornada estão previstas no art. 62 da CLT, mas é recomendada a análise cuidadosa da prestação de serviços.
Programas como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) são obrigatórios para todas as empresas com empregados CLT, independentemente do ambiente de trabalho, visando a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores.
A demissão sem justa causa deve seguir prazos específicos para pagamento de verbas rescisórias, enquanto a demissão com justa causa deve respeitar critérios de proporcionalidade, imediatidade e vedação ao bis in idem. Em casos de estabilidade provisória, como gestantes, a assistência sindical é necessária para validar a demissão.
Leia Também: Como são Aplicadas e Cobradas as Multas do eSocial
Sobre o Feltrin Brasil Tawada Advogados
Especializado na área trabalhista, consultiva e contenciosa, o Feltrin Brasil Tawada Advogados, fundado por Waléria Feltrin, Thays Brasil e Giovanna Tawada, atua em todas as instâncias, administrativa ou judicial. O escritório tem como compromisso a excelência na prestação de seus serviços jurídicos, feito de forma altamente técnica, sensível e personalizada aos interesses de cada cliente. Tudo, em busca das melhores soluções com competência, responsabilidade e profissionalismo. São atendidas pessoas físicas e jurídicas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…