Um medo cada vez mais real quando se pensa em tecnologia e o mercado de trabalho é a possibilidade de a inteligência artificial (IA) e a automação substitua milhares de empregos no Brasil e no mundo nos próximos anos.
Segundo um levantamento da CareerWallet, que é uma empresa de tecnologia focada no recrutamento de pessoas, chegando a processar até 10 milhões de vagas de emprego num único dia, divulgou dados que precisam ser muito bem analisados sobre o impacto dessas novas tecnologias e o mercado de trabalho.
Os resultados mostrados pelo levantamento revelam um impacto transformador que essas novas tecnologias estão causando e continuarão causando cada vez mais no mercado de trabalho.
Inclusive com milhares de trabalhadores do Brasil e do mundo, começando a repensar sobre suas carreiras, se devem ou não mudar suas áreas de atuação devido ao receio de serem substituídos pela inteligência artificial e automação.
Uma das descobertas do levantamento da CareerWallet identificou que praticamente um em cada cinco profissionais (19%) estão cogitando mudar de carreira por completo em 2025. O principal motivo para essa decisão é a preocupação com o futuro de suas profissões, especialmente em setores que podem se tornar obsoletos com o tempo.
Essa é uma tendência ainda mais forte entre os profissionais mais jovens, onde cerca de 27% deles estão em busca de uma nova carreira, acreditando que os avanços tecnológicos podem tornar suas funções atuais irrelevantes num futuro próximo.
Outro dado interessante do estudo é que 40% dos entrevistados disseram que usariam ferramentas de inteligência artificial, como o ChatGPT, para ajudá-los a conseguir uma nova oportunidade de trabalho.
Entre as principais formas de uso estão a revisão de currículos, a criação de cartas de apresentação e até mesmo o preparo para entrevistas, deixando claro, como a inteligência artificial tem se tornado um temor e, ao mesmo tempo um recurso valioso para o mercado de trabalho.
Diante das preocupações sobre o impacto de novas tecnologias como a IA e a automação no mercado de trabalho, surge uma dúvida muito pertinente: quais profissões estão ameaçadas a partir de hoje?
Com os avanços acelerados da inteligência artificial, inúmeras funções que hoje são exercidas pelos humanos podem se tornar totalmente automatizadas nos próximos anos. Até 2030, espera-se que diversas profissões passem por transformações profundas, ou correrão sérios riscos de desaparecerem por completo.
A seguir, vamos dar uma olhada em quais são as profissões que estão em maior risco de desaparecer de hoje até 2030, conforme diferentes estudos:
A substituição de empregos pela inteligência artificial e a automação estão diretamente ligadas à natureza das tarefas desempenhadas em cada profissão. Funções repetitivas e baseadas em regras são mais vulnerais, pois podem ser facilmente executadas por máquinas sem necessidade de interpretação subjetiva.
Um relatório do McKinsey Global Institute aponte que até 50% das atividades de trabalho atuais poderão ser completamente automatizadas nos próximos anos, principalmente em setores administrativos e operacionais.
Além disso, empresas estão constantemente buscando alternativas para reduzir seus custos e aumentar sua eficiência, tornando sistemas orientados por inteligência artificial altamente atraentes, já que com elas é possível processar rapidamente milhões de informações e com menor margem de erro.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…