Fique Sabendo

Os 5 maiores desafios da jornada empreendedora de uma startup

Quando falamos em startup, estamos falando de um tipo de negócio oscilante, e depende de um business plan bem estruturado logo no início da operação.

É importante o empresário ter na cabeça de que esse plano mudará diversas vezes e que ele precisa estar aberto a essas mudanças.

Sempre pensar com um olhar inovador para o próprio negócio fará toda a diferença.

“Empreender foi com certeza uma das melhores decisões que já tomei na minha vida, mas quase ninguém fala do lado ‘sombrio’ dessa trajetória. Não são apenas os inúmeros desafios, mas é competir com si para ser o melhor a cada dia.”

Destaca Eduardo Vespa, fundador e idealizador da Agência Hangover.

Leia também: 7 Dicas Valiosas Para Ser Um Empresário De Sucesso


A grande maioria dos empreendedores tem uma boa ideia de negócio, mas não sabem materializar, não fazem ideia de por onde e como iniciar nessa jornada.

E esse foi o resultado de uma pesquisa recente realizada pela Founders Overview, produzida pela ACE em conjunto com a Bhub e a 55.

A pesquisa elencou quais são os 05 maiores desafios nessa jornada e Vespa contará e dar dicas de qual a forma o empreendedor em início de carreira pode fazer para amenizar esses danos e lidar da melhor forma com cada um deles.

Leia também: 7 Maneiras Para Aumentar O Faturamento Da Sua Startup
 

1. Atrair clientes


É importante o empreendedor ter em mente quais são os públicos-alvo que o seu negócio vai atingir. Você precisa sempre resolver uma dor ou desejo. O porquê e para quê as pessoas comprariam de você? Essa pergunta vai te trazer a resposta que você precisa. Hoje, todo mundo está na internet, faça dele um canal que chame a atenção do seu provável cliente. Desperte a vontade de conhecer melhor o seu negócio e crie estratégias para buscá-los. No início as chances dele bater na sua porta são quase inexistentes. Além de estratégia é preciso ter persistência e paciência.
 

2. Dispor de capital de giro suficiente

Aqui tem duas situações. A primeira é que antes de empreender você tenha guardado uma boa quantia, ou você pode procurar um investidor anjo para o seu negócio. Todo dinheiro que entrar no começo, confesso que até por um bom tempo, será toda da startup. O empreendedor vai investir no seu negócio e só depois de um tempo quem sabe até depois de alguns anos vai conseguir tirar um salário ok. Ter o equilíbrio e o controle financeiro é primordial.


3. Converter interessados em cliente

Aqui o empreendedor tem que fazer a veia comercial pulsar. Além de ser bom de papo, o empreendedor mais do que nunca tem que confiar na sua startup e no que ela oferece de olhos fechados. Se você tem garantia do seu negócio, a venda vai acontecer. Com o passar do tempo os feedbacks virão e aí eles serão uma ótima ferramenta para essa conversão.


4. Atrair pessoas certas para trabalhar na startup

Se a sua startup não tiver uma cultura, uma identidade e uma comunicação do negócio bem clara e estruturada vai ficar difícil conseguir os melhores colaboradores. Saber quais os reais valores da sua startup, e os objetivos de onde ela vai chegar, são fundamentais para boas contratações. Até hoje trabalho diretamente com todas as áreas do meu time de colaboradores e as conversas sobre os negócios fazem toda a diferença. Se eu pudesse dar uma dica seria: converse sempre com os seus colaboradores.


5. Conseguir pagar a remuneração de mercado para os profissionais

Quando começamos uma empresa com pouco investimento, não temos a capacidade de pagarmos salários para brigar com grandes empresas, por isso, nesta hora o empreendedor precisa vender o sonho. Não temos o momento presente para atrair novos colaboradores, mas temos uma visão clara do que queremos e de onde chegaremos. Por isso, temos que vender exatamente esta imagem, para atrairmos talentos que compactuam do mesmo ideal e que vão comprar esta briga conosco. Claro que, por estarmos conseguindo talentos com um valor menor do zero, quando o objetivo for conquistado, todos vão ganhar uma fatia do bolo, esta é a contrapartida.

Para finalizar, o empresário conta que uma das melhores práticas nessa jornada é fazer networking. “Frequentar palestras, fazer cursos, conhecer outros empresários. Essa troca é rica e vai te levar a um outro patamar de visão de startup. Buscar inovar o seu negócio vai te manter à frente de seus concorrentes,” finaliza Vespa.

Bia Montes

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

7 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago