Imagem Canva
Se você busca uma maneira rápida e eficiente de se destacar no mercado de trabalho, os cursos técnicos podem ser a escolha certa para sua carreira.
Além de oferecerem uma formação prática, que atende diretamente às necessidades do mercado, esses cursos têm mostrado impacto significativo na valorização salarial e na empregabilidade.
Dados da Agência Brasil revelam que trabalhadores com diploma técnico recebem, em média, 32% a mais do que aqueles que possuem apenas o ensino médio convencional.
Além disso, o diretor do Sesi e Senai, Rafael Lucchesi, destaca que a baixa produtividade no Brasil reforça a necessidade de qualificação profissional. Esse cenário cria um ambiente favorável para quem busca ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho com rapidez e eficiência.
Nos países que integram a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 32% dos estudantes do ensino médio optam por formação técnica.
No Brasil, no entanto, esse número é de apenas 8%. Essa disparidade demonstra uma grande oportunidade para quem investe na educação técnica, já que a demanda por profissionais qualificados supera a oferta em várias áreas.
Com a baixa formação de profissionais técnicos, as oportunidades se multiplicam, e os salários também são impulsionados.
Estudos indicam que quem possui um curso técnico pode alcançar rendimentos que variam de dois a quatro salários mínimos mensais, dependendo da área de atuação.
Leia +: Cursos técnicos rápidos para conseguir emprego e bom salário após os 40
Atualmente, o Brasil oferece mais de 220 cursos técnicos em 13 eixos tecnológicos, segundo o Ministério da Educação (MEC). Mas quais dessas opções são as mais promissoras? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Senai, os cursos técnicos com maior empregabilidade são:
Essas áreas refletem setores em constante crescimento e demandam profissionais capacitados para atuar em processos produtivos, manutenção e inovação tecnológica.
A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é uma obrigação acessória…
A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) é uma importante obrigação fiscal…
A Reforma Tributária de 2025, sancionada pela Lei Complementar 214 de 2025, representa um marco…
Essa é uma questão que sempre causa dúvidas entre os pensionistas do INSS (Instituto Nacional…
A ideia de não pagar mais Imposto de Renda (IR) pode parecer um sonho distante…
Se um iPhone convencional já pesa no bolso, imagine um modelo banhado a ouro 24…