Tecnologia

Os impactos da transformação digital na gestão municipal

O setor público passou por grandes impactos nos últimos anos e entre as principais demandas envolve a transformação digital, voltada para os processos internos, operacional, até os resultados e entregas ao cidadão por meio de serviços cada vez mais eficientes. 

O uso de tecnologias avançadas não se trata de uma opção para a gestão pública, mas de uma necessidade que se impõe sobre os processos administrativos complexos e que requer dos gestores, constante atualização e adaptação à nova realidade. 

Das grandes vantagens da implantação de novas tecnologias para a gestão dos municípios, destacam-se: redução de custos, aumento da produtividade, aumento da eficiência em inúmeros setores, sem contar na melhoria da rotina dos servidores públicos, permitindo que documentos e processos ocorram de forma mais rápida e dentro do prazo.

A unificação de serviços e ferramentas beneficiando gestores, agentes públicos e a população é um dos principais objetivos na gestão dos municípios e já existem muitos cases de sucesso sendo aplicados ao redor do Brasil. 

Leia mais: Transformação digital: Três desafios e como superá-los na sua empresa!

Sentido da Transformação para o Governo Digital

Plano Consultoria Empresarial, por meio de sua experiência junto ao atendimento a grandes empresas do setor público e ao setor governamental, acredita que é necessário conectar cidadãos, processos e tecnologias com uma gestão eficiente e de qualidade e os municípios estão cada vez mais focados nessa demanda. 

Governo digital é um conceito em que a modernização da instituição pública, com foco nas Prefeituras, vai muito além de abrir protocolos ou da tramitação de processos em um sistema informatizado, porque é capaz de impactar a vida de milhares de pessoas, sendo ele servidores ou cidadãos.

Vale lembrar: a transformação digital no setor público, envolve:

  • Procedimentos de contabilidade, arrecadação, pagamentos, fiscalização, licitações, entre tantos outros, que podem ser realizados online;
  • Todos os setores governamentais interagem entre si, contando com uma base única de informações, fazendo o cruzamento de dados e gerando gráficos e indicadores em tempo real;
  • Existe um fluxo de trabalho (workflow) totalmente digitalizado que atua por meio de processos automatizados, acelerando a rotina interna, facilitando o trabalho dos servidores públicos e qualificando o atendimento aos cidadãos.
Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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