Fique Sabendo

Os impactos do RH 4.0 nos novos modelos de trabalho

Nos últimos tempos, com a evolução da tecnologia por meio da Revolução 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial), diversos setores da sociedade vêm sofrendo impactos e grandes mudanças, e com a área de Recursos Humanos não é diferente.

Esse avanço fez com que o departamento, que antes se ocupava somente com tarefas burocráticas, assumisse uma postura de protagonismo na empresa. 

Com o surgimento da pandemia da Covid-19 esse processo acelerou ainda mais, trazendo às empresas de pequeno, médio e grande porte, a necessidade de alterar suas culturas de trabalho e se reestruturar socialmente, economicamente e culturalmente, fazendo com que os profissionais de RH atuem no dia a dia dos colaboradores de forma mais estratégica. 

Neste cenário o “futuro do trabalho”, tão debatido nos últimos anos, chegou mais cedo e se destaca o chamado RH 4.0, que implementa uma mudança cultural muito mais profunda nas empresas, na qual a tecnologia deixa de ser apenas coadjuvante nos processos e passa a ser uma aliada estratégica em toda a cadeia do trabalho, até o suporte para tomadas de decisões de alta liderança. 

“Neste cenário de rupturas e transformações, os padrões sociais cotidianos mudaram e todos os profissionais, independentemente da área, precisaram se adaptar. O departamento de RH se tornou essencial para as empresas lidarem com os novos desafios e até mesmo evoluir em termos de governança, integração e responsabilidade social”, explica Mari Gradilone, CEO do Club Coworking, empresa brasileira de escritórios físicos e virtuais, que acaba de lançar ebook gratuito sobre o tema e utiliza das novas ferramentas para incrementar melhorias em seus negócios. 

A crise sanitária global trouxe o debate sobre novos formatos de trabalho que ganharam ainda mais força nesses últimos meses, tornando o RH 4.0 um grande aliado nesse processo.

Termos como Home Office, Teletrabalho, Anywhere Office e Trabalho Híbrido, que antes eram dificilmente abordados em ambientes corporativos mais tradicionais, hoje são comuns em empresas de todos os portes. 

O levantamento da Associação Nacional para Economia Empresarial (NABE), realizado em 2020, aponta que o modelo híbrido deverá ser mantido por 80% das empresas no Brasil, ou seja, poucas organizações devem retomar atividades 100% presenciais no pós-pandemia, sendo mais provável a consolidação do modelo híbrido, tendo como base estruturas instaladas em coworkings onde é possível ter um local que reúna infraestrutura necessária para atender a um sistema de trabalho flexível, permitindo que haja contatos interpessoais presenciais em dias pontuais, tão importantes para reforço da cultura da empresa e envolvimento dos colaboradores em todas as atividades. 

Além do baixo custo fixo frente à um contrato de locação tradicional, os coworkings são planejados para suprir todas as necessidades corporativas, com alta qualidade de estações de trabalho, salas individuais ou coletivas, ambientes colaborativos, salas de reunião e foco no negócio. 

“Percebemos o aumento da procura por empresas que implementaram o trabalho híbrido, principalmente agora em meio a pandemia. Os departamentos de recursos humanos dessas empresas perceberam que os escritórios compartilhados podem ajudar os funcionários a retornarem depois de tanto tempo em casa, de forma gradual, melhorando seus rendimentos, o contato interpessoal e até mesmo o networking com profissionais de outros setores”, afirma Mari Gradilone.  

Manter o engajamento de colaboradores e times em trabalho remoto é um dos grandes desafios dos gestores de Recursos Humanos e líderes, e neste ponto, o RH 4.0 também chega como apoio na medida em que é capaz de utilizar ferramentas já conhecidas como: Reuniões colaborativas e interativas; Comunicação transparente, atrativa e inclusiva para manter um vínculo afetivo e de confiança com os trabalhadores; e a Gamificação, que trabalha a motivação humana por meio de elementos lúdicos intrínsecos aos jogos, com o objetivo de engajar pessoas a buscar resultados melhores em outras áreas da vida, como educação, saúde e trabalho. 

Pontos cruciais para incentivar produtividade e resultados, cobrando mais por entregas e qualidade, e menos por horário de trabalho. 

O foco das empresas agora está no desafio de preparar líderes para essa nova era e, para ajudar a abrir este caminho para mais empresas e abordar sobre este assunto, o Club Coworking preparou um ebook exclusivo e gratuito, para ajudar todos os profissionais a se adaptarem às mudanças que afetam diretamente a área de Recursos Humanos. 

Para ter acesso ao material basta acessar o link.

Sobre o Club Coworking   

Fundado em 2018, o Club Coworking é uma empresa nacional de escritórios compartilhados que tem como grande diferencial o atendimento humanizado de seus clientes e um trabalho ativo de conexão e network entre as empresas ali alocadas. Com dois endereços em importantes polos de negócios na capital paulista (Avenida Paulista e Avenida Faria Lima), a empresa oferece serviços para uma rede de mais de 4.000 clientes que buscam dinamismo, eficiência e modernidade em seus ambientes profissionais.   

Parte do Grupo Virtual Office, presente há mais de 25 anos no segmento, o Club Coworking traz no DNA a excelência em atendimento e ambiente familiar do grupo, além de estar atento às demandas do mercado e dos novos empresários, que vão de startups de tecnologia a empresas de investimento preocupadas em se estabelecer em pontos comerciais de destaque e ampliar networking.   

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

12 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

15 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

22 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

22 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

22 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

23 horas ago