Chamadas

Os sul-coreanos são obrigados a servir o exército?

Não é de hoje que surgem polêmicas sobre ídolos da Coreia do Sul terem que abandonar suas carreiras temporariamente para se alistar no exército coreano, o que acaba preocupando milhões de fãs por todo planeta.

Nos últimos dias o exército sul-coreano voltou aos assuntos mais comentados por conta do ídolo teen J-Hope, do BTS, ele revelou que decidiu se alistar antecipadamente no exército, já que o serviço militar é obrigatório para todos os homens.

Saiba como funciona o alistamento militar coreano e entenda o motivo de alguns artistas do país terem que pausar suas carreiras para integrar o exército.

Como funciona o exército sul-coreano?

As mulheres podem se alistar, porém, a obrigatoriedade é somente para os homens. Todos os homens nascidos na Coreia do Sul devem se alistar no exército ao completarem 18 anos, semelhante ao Brasil.

 A diferença é que, quase todos os sul-coreanos acabam servindo ao exército, já no Brasil, muitos cidadãos viram somente reservistas, sem passar realmente pelo serviço militar.

Entretanto, os coreanos não precisam se alistar assim que completam 18 anos, pois o alistamento pode ser adiado até os 28 anos. A idade mais comum para os coreanos iniciarem o serviço é aos 20 anos.

Em 2020, o Parlamento da Coreia do Sul aprovou o projeto de Lei que ficou conhecido como “Lei BTS”, ela adia o serviço militar em até mais dois anos para os artistas recomendados pelo ministro da Cultura, ou seja, eles podem servir até os 30 anos

Dispensas no serviço obrigatório

Veja alguns casos em que o exército da Coreia do Sul dispensa um cidadão do serviço obrigatório:

  • Cidadãos com comorbidades são dispensados do serviço obrigatório;
  • Atletas que conquistaram medalhas, (como o jogador de futebol Son Heung Min, que foi dispensado do exército sul-coreano ao conquistar a medalha de ouro no Asian Games em 2018);
  • Quem possui dupla cidadania, pode optar entre seguir com a cidadania coreana e servir o exército coreano, ou podem revogar sua cidadania para se livrar do serviço militar obrigatório.

Destacamos que, o serviço militar na Coreia dura no mínimo 1 ano e 9 meses e no máximo 3 anos.

Leia também: Mais De 4,1 Milhões De Brasileiros Já Receberam A Vacina Bivalente Contra A Covid-19

Conclusão

O serviço militar obrigatório no exército sul-coreano tem poucos casos de dispensa, infelizmente os artistas devem pausar sua carreira por anos para se tornarem militares por no mínimo 1 ano e 9 meses, essa é uma dura realidade para os fãs do K-pop.

Como mostramos acima, cidadãos que conquistaram medalhas ou têm comorbidades podem ser dispensados do serviço, entretanto, a maioria dos artistas é saudável e não conquistou medalhas.

Portanto, se você é fã da cultura Pop da Coreia do Sul, se prepare para ver seu artista favorito pausar a carreira ao completar 30 anos.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: aprenda como declarar o Imposto de Renda do MEI

Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…

9 minutos ago

Lúpus: veja os direitos que o INSS oferece ao segurado

O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…

14 horas ago

Omie tem mais de 60 vagas abertas em 10 estados brasileiros

A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…

15 horas ago

MEI: Como realizar a alteração do CNAE pela internet?

Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…

15 horas ago

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

15 horas ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

15 horas ago