Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre a nova fase do Desenrola Brasil, a Serasa também atualiza sua página com informações da Lei Nº 14.690/2023, das Portarias Normativas e do site oficial do Ministério da Fazenda.
A nova fase do Programa, denominada Faixa 1, beneficia consumidores com renda mensal de até dois salários-mínimos (R$ 2.640) ou que estejam inscritas no CadÚnico e que tenham dívidas negativadas que somam até R$ 5 mil.
De acordo com coletiva realizada pelo Ministério da Fazenda, a nova fase entra no ar no início da tarde desta segunda-feira (9/10) no site oficial do Desenrola Brasil. A nova faixa contempla dívidas de todos os segmentos (bancários e não bancários), como varejo, telecomunicações e contas básicas.
O conteúdo da página é baseado no texto da Lei Nº 14.690/2023 e nas Portarias Normativas MF Nº 634/23, MF Nº 733/23, MF Nº 947/23 e MF Nº 1.141/23, além de materiais divulgados pelo próprio Ministério da Fazenda.
Leia também: Paguei E Meu Nome Continua No Serasa! O Que Fazer?
Artigos, Vídeos, Pesquisa e Mapa
A página digital da Serasa ajuda a esclarecer quem pode aproveitar os benefícios propostos pelo Governo, como o programa disponibiliza os descontos e o pagamento dos débitos, explica sobre o papel do Fundo Garantidor nas negociações, informa como o consumidor acessa o site oficial, verifica se há dívidas disponíveis em seu nome e como voltar à plataforma a cada 20 dias para nova consulta.
“Preparada para disponibilizar orientação aos brasileiros que precisam conhecer os principais pontos do Desenrola, a página da Serasa ainda inclui artigos, vídeos e materiais informativos sobre o tema do endividamento, um assunto que conhecemos com propriedade”, explica Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome, que também traz, como forma alternativa à plataforma oficial do Governo, possibilidade de negociação de algumas dívidas que integram a Faixa 1 do Programa, com condições definidas pelos credores.
Leia também: 2º Fase Do Desenrola Necessita De Cadastro No Portal Gov.Br!
A página disponibiliza, por exemplo, o Mapa de Inadimplência produzido mensalmente pela empresa, uma pesquisa sobre os impactos do endividamento no comportamento de homens e mulheres e o Manual do Endividado, um guia completo sobre educação financeira.
A página da Serasa na internet vem sendo consultada pelos consumidores desde a implantação do programa, em julho, quando o Governo Federal autorizou inicialmente negociações com as instituições financeiras.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp