Imagem por @fabrikasimf / freepik
São vários motivos que podem levar o trabalhador a pagar um valor maior ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), inclusive, contribuir mesmo sem precisar. Dessa forma, será que tem como pedir reembolso do que foi pago a mais?
Se essa é sua dúvida, saiba que não está sozinho. Tem como pedir restituição, sim! É comum acontecer essas situações com autônomos, profissionais liberais, MEIs ou, ainda, com servidores públicos. Acompanhe!
Leia também: Aposentados Poderão Sacar O 14º Salário Em 2023?
Talvez você esteja acostumado com o termo de restituição do imposto de renda, mas também existe essa restituição ou ressarcimento do INSS. É uma forma de ter o imposto de volta. No caso do INSS, é quando você faz um pagamento em valor maior que o devido.
O reembolso ou restituição do INSS pode acontecer pelos seguintes motivos:
Primeiro, vamos falar sobre o pagamento de contribuições acima do teto do INSS. O teto é um valor limite que você deve contribuir para a Previdência Social.
No entanto, em alguns casos, o trabalhador presta serviços para mais de um empresa ao mesmo tempo e, assim, pode acabar recolhendo a mais para o INSS.
Leia também: O Que Caracteriza Um Acidente De Trabalho?
Atualmente, os pedidos de restituição devem ser feitos na Receita Federal, porque o órgão fez uma fusão com a Receita Previdenciária em março/2007. Por isso, os pedidos de restituição devem ser feitos exclusivamente através da Receita Federal do Brasil, responsável por receber e cobrar as contribuições para a Previdência.
O pedido da restituição deve ser feito no Programa PER/DCOMP. Mas, se não for possível a utilização do sistema, deve ser feito o pedido presencial com a apresentação do formulário, incluindo os documentos que comprovam o direito ao ressarcimento.
Todavia, a Receita Federal informa que impossibilidade de utilizar o sistema pode acontecer por dois motivos:
Nesses casos, você deve apresentar junto aos outros documentos, a comprovação desses motivos, sob pena de ter o pedido negado pela Receita.
Portanto, agora você sabe que essa possibilidade existe para que o contribuinte seja ressarcido dos valores calculados e pagos de forma incorreta à Previdência Social.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…