Photo by @klingsup / freepik
É bem simples, se você esta com o nome no Serasa, basta pagar a dívida que você se livra do problema.
Mas o que acontece quando você regulariza sua situação e seu nome ainda continua pendente? Infelizmente isto acontece, mas é direito do cidadão ter o nome limpo imediatamente e ainda receber uma indenização.
Continue conosco e fique por dentro do assunto.
Quando o cidadão regulariza sua situação, nem sempre ele terá seu CPF retirado do Serasa imediatamente, normalmente o prazo é de 5 dias úteis para a restrição sair do nome.
Mas lembre-se que se esta dívida for quitada pelo boleto, esses 5 dias úteis só começam a valer a partir do efetivo pagamento.
Não é só porque a sua dívida está atrasada que seu nome estará negativado, existem sim casos em que a empresa negativa o nome da pessoa para pressionar o devedor a pagar.
Se uma dívida está em atraso primeiramente a empresa entrará em contato com o devedor para fazer algum acordo, ele terá um prazo, se depois deste acordo o mesmo não regularizar sua situação, automaticamente seu nome estará no Serasa.
Sim e deve ser indenizado, mas é importante que você esteja ciente e atento dos prazos que a empresa tem para retirar seu nome do Serasa.
Pois, não é esperar 5 dias e no outro dia já abrir uma ação indenizatória.
A justiça não entende desta forma, pois, o direito a indenização é pelo fato da pessoa ter sofrido algum dano moral recorrente ao nome no Serasa.
Veja um Exemplo:
Supondo que o Senhor João estava em débito com o Serasa e logo ele efetuou o pagamento, quando passou um mês o mesmo precisou fazer uma compra em uma certa loja e logo joão descobriu que seu nome ainda estava negativado, uma vez que a dívida já tinha sido quitada a um mês atrás.
Nestes casos cabe uma indenização por todo o transtorno que o senhor João passou.
Documentações necessárias para ser indenizado
Esses três documentos que citamos acima, são importantes para provar que seu nome ainda continua sujo.
Por Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…
Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…
Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…
No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…
A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…
A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…