Negócios

Pandemia altera o perfil empresarial no Brasil

O recebimento de dinheiro via Pix, a busca por contas digitais para realizar uma gestão financeira e a promoção dos produtos por meio das redes sociais se tornaram os principais métodos de negócio utilizados por empreendedores durante a pandemia. A constatação, feita pela fintech Juno, destaca uma mudança do perfil dos empresários brasileiros.

Por meio da pesquisa realizada, foi possível compreender o tripé que tem moldado as empresas atualmente. Esse novo cenário está fortemente atrelado à tecnologia, o que tem sido determinante para fomentar o crescimento empresarial no país.

Sabe-se que, apenas no ano passado, o Ministério da Economia registrou a abertura de 2,6 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPEs). O mercado está mudando bastante e, sem dúvidas, apresenta grandes mentes empreendedoras em ascensão. Por tal razão, vemos a criação de mais empreendimentos autônomos.

Além disso, no início do mês de agosto, o Índice de Confiança Empresarial (ICE), medido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Ibre), registrou uma alta pela quarta vez consecutiva neste ano. Em uma análise geral, foi considerado o maior nível desde junho de 2013.

Apesar das dificuldades que o ano pandêmico tem proporcionado desde março de 2020, vemos que os empreendedores possuem esperança de dias melhores. De fato, a expectativa é de que possamos quitar as dívidas acumuladas para que haja a retomada dos nossos serviços.

O perfil do empreendedorismo, que tem se alterado gradativamente, mostra que há uma busca constante para aprimorar os negócios. Isso mostra que os empresários possuem garra e força de vontade para que a retomada ocorra o quanto antes.

As empresas, principalmente de pequeno e médio porte, foram duramente impactadas com a chegada da Covid-19. Em meio a tantas turbulências, os empreendedores souberam driblar os problemas sobressaindo-se frente aos desafios, a exemplo de uma fênix.

Nós, empresários, somos determinados. E é justamente essa determinação que fará com que alcancemos um universo incrível de possibilidades em prol do aquecimento econômico.

É, portanto, inegável que a resiliência seja a característica principal de todos que atuam neste ramo. Foi por meio dessa capacidade de lidar com problemas, adaptar a mudanças, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas que conseguimos chegar até aqui.

Por Vinícius Postai CEO da MOAI, formado em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

10 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

11 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

17 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

17 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

17 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

17 horas ago