A Febraban — Federação Brasileira de Bancos anunciou alterações para otimizar o sistema de boletos no Brasil. A partir do próximo dia 15 de março, todas as transações por esse método serão compensadas bem mais rápido.
Atualmente, os pagamentos de boletos demoram até três dias úteis para serem processados. O objetivo da mudança é que o método seja compensado ainda no mesmo dia, como uma alternativa para acirrar a disputa com o Pix, modalidade cada vez mais usada pelos brasileiro.
Leia também: Censo Previdenciário: quem está com o pagamento suspenso pode regularizar a situação
A mudança estava prevista para 19 de janeiro, mas foi adiada para 15 de março. A Febraban destacou que o adiamento foi necessário porque é um “projeto de grande complexidade, que promoverá uma grande mudança no produto cobrança”.
Especialistas apontam que a novidade será uma grande vantagem para diversos setores da economia, como o e-commerce. Nesse cenário, o boleto perdeu espaço em comparação ao Pix, já que o pagamento do boleto demora mais para ser efetivado.
Leia também: Projeto altera regra para pagamento dos prêmios de loteria pela internet
Desde o lançamento do Pix, em 2020, o boleto perdeu forças. Apesar da preferência dos clientes pelo Pix, mas o boleto ainda é uma alternativa importante para as empresas, e pode voltar a cair na preferência de parte dos consumidores brasileiros.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…
Realmente o Imposto de Renda (IR) se tornou algo mais simples nos últimos anos, principalmente…
Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…