O novo documento de identidade, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), já começou a ser emitido em alguns Estados do país, e até o início de 2023 deverá ser emitido em todos os Estados.
A principal mudança do novo modelo do RG está na inclusão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), como numeração única e validadora da carteira de identidade.
No entanto, como o documento dependerá do CPF para ser emitido, os brasileiros precisam verificar se estão com alguma pendência no CPF para que possa ser emitido o novo RG.
Nesse sentido, hoje apresentaremos como os brasileiros podem consultar a situação do CPF e verificar qualquer inconsistência com o documento para ser possível emitir o novo RG.
Vale lembrar que a regularização do CPF não é importante apenas para emissão do novo RG, como também serve para estar em dia com sua situação junto a Receita Federal.
Como consultar e corrigir meu CPF?
A correção dos dados do CPF não tem custo algum e a vantagem é que o processo pode ser feito direto pela internet, sem a necessidade de se dirigir à unidade da Receita Federal.
O primeiro passo é identificar se o seu CPF está em situação regular junto à receita federal, que pode ser feito da seguinte forma:
- Acesse a acaba de consulta a situação do CPF no site da Receita Federal;
- Preencha seu CPF e sua data de nascimento;
- Clique em sou humano e confirme.
Caso sua situação esteja regular não será preciso realizar nenhuma alteração e está tudo certo com seu documento.
No entanto, outros brasileiros podem atualizar os dados do documento através da internet. Para isto basta acessar a esta aba do site da Receita Federal e atualizar os seus documentos.
Caso seu CPF esteja pendente de regularização a questão pode ser relacionada a alguma declaração do Imposto de Renda, para regularizar esta questão é possível acessar o portal e-CAC da Receita Federal e acessar pelo gov.br ou procurar a orientação de um contador.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp