Chamadas

Paulistas poderão pagar IPVA 2022 em até cinco vezes

Os paulistas terão um pouco mais de “conforto” na hora de pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) em 2022. A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei 868/2021, que amplia de três para até cinco vezes o parcelamento do imposto.

Além disso, o projeto isenta deficientes e pessoas com transtorno do espectro autista, de grau moderado, grave ou gravíssimo, do pagamento do imposto. Antes, a legislação só concedia a isenção do IPVA para aquelas com grau severo ou profundo.

Para ficar isento, a condição terá que ser comprovada por avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

Para o governo estadual, a ampliação do parcelamento do IPVA 2022 é necessária, pois, no último ano, os carros usados se supervalorizaram, encarecendo o imposto. Em relação a taxa, a alíquota continua a mesma: 4% para veículos de passeio; 2% para motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos; 2% para caminhonetes de cabine simples com capacidade para até três passageiros; 2% para ônibus e micro-ônibus; e 1,5% para caminhões.

O projeto aprovado também reduz a alíquota do IPVA de 4% para 1% para veículos destinados à locação, que pertençam a locadoras de automóveis, desde que tenham sido registrados no Estado de São Paulo.

 O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito ou Pix. Realmente este PL vai ajudar um pouco no orçamento das famílias paulistas, uma vez que todo início de ano é carregado de despesas como IPTU, material escolar, matrícula nas escolas, uniformes, faturas do cartão de crédito com as compras de Natal, entre outros.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Saque-aniversário: bancos aceitam  proposta de mudar limite para 5 anos

Após meses de negociação com o governo, os principais bancos do país dizem aceitar uma…

32 minutos ago

IR 2025: qual a diferença entre dependente e alimentando?

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ser realmente estressante e um pouco complicada…

1 hora ago

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

2 horas ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

2 horas ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

3 horas ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

3 horas ago