Paraíba

PBGás reduz tarifa do gás natural em 6,2% na Paraíba

A PBGás vai reduzir em 6,2% a tarifa média do metro cúbico do gás natural, a partir desta quarta-feira, 1° de fevereiro.  A Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou redução no valor do gás natural comercializado pela PBGás para todos os seus segmentos. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (31) no Diário Oficial do Estado (DOE). Essa será a segunda redução na tarifa do energético na Paraíba somente este ano.

Com isso, a partir desta quarta, haverá uma redução de 6,5% na tarifa do Gás Natural Veicular (GNV) e de 18,1% no Gás Natural Comprimido (GNC). O gás fornecido para o setor industrial sofrerá baixa de 5,8%, o comercial 4,6%, o residencial 3,5%, o cerâmico e mineração 6,4%, geração distribuída 14,8%, EBVA de 6,7% e 4,6% no segmento Poder Público.  

Alíquota do ICMS

O diretor-presidente da PBGás, Jailson Galvão, explicou que com o mix de preço oriundo da aquisição de gás junto as supridoras Petrobras e Petrorecôncavo foi possível chegar a uma redução média de 6,2% na tarifa do gás fornecido para o consumidor. Ele lembrou que em decorrência da baixa na alíquota do ICMS do gás natural pelo Governo do Estado – ocorrida no início de janeiro – essa será a segunda redução na tarifa do energético na Paraíba somente este ano. 

Leia mais: Pagamento dos servidores estaduais da Paraíba começa nesta segunda-feira (30/01)

“A redução possibilitará uma queda de mais R$ 0,18 centavos, o que fará com que o GNV custe R$ 4,25 na bomba. Isso representará uma economia de aproximadamente 30% na equivalência energética do GNV em relação à gasolina e gera mais economia para motoristas que utilizam o GNV”, explicou Galvão. 

Varejo e Indústria

A redução para o gás para residências, indústria, comércios também favorece o setor produtivo e de serviços, oferecendo mais vantagem econômicas para mais de 25 mil clientes.   

A PBGás trabalha para a ampliação de sua rede de gás em João Pessoa e em Campina Grande para oferecer as vantagens do gás canalizado para os moradores de áreas ainda não atendidas como o Centro da Capital e de Campina Grande. Atualmente a PBGás possui 361 km de rede de gás canalizado.

Fonte: Governo do Estado da Paraíba

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago