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Peculiaridades da reparação de catalisadores num veículo Volkswagen

O conversor catalítico nos modelos Volkswagen modernos é uma das partes mais delicadas do sistema de escape. No caso do motor diesel, o filtro de partículas diesel desempenha um papel importante. Estas partes são consideradas como elementos substituíveis. Quando falham, devem ser substituídos o mais rapidamente possível. Mas isto pode levar a muitas despesas para o proprietário. Graças às empresas que aceitam catalisadores usados, é possível recuperar parte do dinheiro investido na compra de uma nova peça. Encontre grandes ofertas na venda de um conversor catalítico inutilizável em autocatalystmarket.com/pt/pt/products/volkswagen.

Causas de falha do conversor catalítico

O sistema de escape de um carro é responsável pelo processamento de gases tóxicos. E quando o conversor catalítico falha, eles contêm mais substâncias tóxicas que são prejudiciais para a saúde humana e entupem o ecossistema. 

A vida média de um catalisador nos veículos Volkswagen é de cerca de 100-120 mil quilómetros de quilometragem. Em alguns pontos, estas partes podem falhar muito mais cedo. Isto é influenciado por muitos factores, entre os quais se destacam: 

  • Utilização de combustível de baixa qualidade;
  • Problemas de ignição;
  • Avaria no sistema de combustível;
  • Danos mecânicos devidos a choques e outros.

Tudo isto pode causar entupimento celular ou danos no invólucro. 

Como o catalisador está sujeito a temperaturas elevadas, o corpo metálico pode eventualmente queimar através dele. Em qualquer caso, esta parte deve ser substituída o mais cedo possível após ter sido detectada uma falha. 

Reparar ou substituir o conversor catalítico

O corpo de trabalho do conversor catalítico é bastante frágil. Como a sua construção consiste em células, que podem ser de cerâmica ou metal. 

Nos veículos modernos, podem ser encontrados dois conversores catalíticos ao mesmo tempo. E um deles está localizado debaixo do próprio fundo do veículo. Isto aumenta grandemente o risco de danos. 

Uma vez que esta parte não custa muito, muitas empresas oferecem os seus serviços de reparação. É possível reparar ou limpar o catalisador entupido se contactar de imediato os especialistas. Mas isto só atrasa a compra de uma nova peça. 

Substituições alternativas

O catalisador custa muito por causa dos metais preciosos contidos no interior da caixa. E quanto mais recente for o carro, mais deles se encontram em celas especiais. Muitas empresas oferecem análogos menos dispendiosos ou outras soluções para este problema. Muitas vezes estes podem ser: 

  • instalação de um pára-chamas com pequenas modificações no colector de escape e nos pára-choques do sensor de oxigénio;
  • substituição por um conversor catalítico universal;
  • remoção completa com correcção do sistema electrónico.

Cada opção pode ser bem sucedida se confiada a profissionais.

Não demore a substituir o conversor catalítico, pode conduzir a situações mais graves e dispendiosas.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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