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Pedágio por quilômetro rodado está em testes em rodovia de São Paulo

Em um futuro não muito distante você poderá pegar seu carro para trabalhar ou viajar e, ao passar por uma ou mais rodovias, pague o pedágio referente somente aos trechos percorridos. Você pode estar se indagando: Mas isso é impossível!!! Pois acredite que não é. 

Segundo um comunicado à imprensa, a primeira fase vai realizar testes de performance do equipamento para fazer a identificação do tamanho, categorias e quantidades de eixos dos veículos que transitam pelo trecho. Por ora, a cobrança aos motoristas segue sendo realizada na praça de pedágio.

Já está em fase de testes e tem até um nome em inglês: free flow. Em uma tradução livre para o português seria “fluxo livre” e está tendo um projeto-piloto na Rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, em parceria com a Concessionária Ecopistas.

Como funciona o sistema de free flow?

O equipamento é instalado no pórtico da rodovia. Trata-se de um sistema que reúne câmeras especiais, sensores e antenas para identificar os automóveis que vão transitar pela estrada mesmo em condições climáticas não favoráveis.

A identificação é realizada através das câmeras. Ao passar pelo pórtico, os sensores fotográficos vão utilizar a tecnologia de reconhecimento de imagem (OCR) para fazer a leitura das placas dos carros, motos e afins. Em seguida, um scanner a laser será responsável por dimensionar e verificar a categoria dos veículos em tempo real.

O processo fica completo com o reconhecimento das tags através das antenas. Em seguida, todos os dados, incluindo as imagens capturadas pelas câmeras da rodovia, são reunidos e processados em um sistema central. A tarifa será calculada após toda essa avaliação “de acordo com a distância percorrida” pelo usuário na via.

As expectativas são grandes. A ideia é que o projeto do Governo de São Paulo e da concessionária Ecopistas ofereçam mais fluidez no trânsito e mais segurança viária aos usuários das rodovias com o free flow. 

Quem sabe, funcionando bem este tipo de tecnologia, não teremos em todo o país este tipo de sistema? Seria um adiantamento no tempo de viagem e eliminaria muito os engarrafamentos em feriados prolongados, por exemplo.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

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