A pensão alimentícia é um direito assegurado para aquele que não possui condições de suprir sozinho suas necessidades básicas, podendo pedir uma ajuda aos parentes para sobreviver. A finalidade desse benefício é garantir o sustento e qualidade de vida da pessoa que necessita.
Mesmo que o nome seja pensão alimentícia, esse direito não se limita ao pagamento de alimentos, ele deve garantir os custos com educação, saúde, lazer e roupas.
Acompanhe esse artigo para entender melhor sobre o assunto.
Veja a seguir, alguns casos que se encaixam nesse benefício:
Para realizar a solicitação do benefício será necessário, apresentar os seguintes documentos:
Esses são os documentos básicos; mas é importante ressaltar que cada situação possui suas peculiaridades, por isso se faz necessário consultar um advogado.
Muitas pessoas pensam que com a maioridade, o filho deixa de ter direito a pensão alimentícia, porém existem alguns pontos que precisam ser levados em conta, como: condições financeiras (se está ou não em situação de pobreza), necessidades especiais (se apresenta algum tipo de deficiência) ou se o dependente ainda é estudante. Explicaremos melhor a seguir.
Nesse caso, a deficiência deve estar relacionada às capacidades físicas e mentais do filho. Quando a limitação é permanente, o valor da pensão pode passar por revisão.
Cabe ao tutor, ao curador ou ao responsável pela guarda do beneficiário, fazer uma declaração de rendimentos e exigir os direitos.
Nesse caso, quando o filho é maior de idade e permanece estudante, o pagamento da pensão pode ser prolongado até os 24 anos do dependente, ou até a conclusão do curso. O estudante deverá comprovar que está cursando o ensino técnico, o ensino superior, ou o ensino médio; através da matrícula e frequência no curso.
Nesse caso, para assegurar o benefício é necessário que essa situação de pobreza não aconteça de forma proposital. O dependente deverá comprovar que essa situação existe, porque ainda não conseguiu uma colocação no mercado de trabalho. Para que o benefício seja assegurado, será necessária uma avaliação do juiz e cada caso é visto de maneira individual. Não podendo assim, ter a certeza da validação ou não da pensão alimentícia.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
É inegável que para a grande maioria dos brasileiros o que mais importa é conseguir…
Recentemente foram compartilhados boatos afirmando que a contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) aumentaria de valor,…
Anualmente a Receita Federal divulga as regras para o Imposto de Renda (IR) e milhões…
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…