Imagem por @Dragana_Gordic / freepik
Pensão por morte é um benefício previdenciário para dependentes do segurado falecido, os dependentes podem ter três classes:
Milhares de pessoas tem dúvidas sobre este assunto. Exemplo: Quais documentos necessários para a pensão ser concedida? Quais os requisitos básicos para eu pedir a pensão por morte? no decorrer o texto vamos explicar esses requisitos básicos que irá sanar muitas dúvidas.
O primeiro requisito básico que todo dependente do segurado do benefício deve saber é:
Os documentos básicos são:
Sobre estas documentações vamos abordar alguns detalhes de forma rápida e simples para que não fique dúvidas.
Sobre a certidão de óbito é importante lembrar que o documento que você deve anexar ou apresentar, deve ser ORIGINAL. Esse documento irá conter as informações necessárias, como; a data do falecimento, a causa do falecimento, local do falecimento, o endereço do segurado falecido, informações pessoais e poderá conter também informações como, cônjuge deixado e quantidade filhos. No caso de morte presumida o documento que vai atestar essa condição é a sentença judicial, isso significa que você terá que entrar na justiça para que seja reconhecida a morte presumida do falecido.
representação legal, importante também lembrar que você deve apresentar documentos de identificação com foto e CPF (Além dos seus).
Todos esses documentos são de extrema importância para preencher o requisito na qualidade do segurado do falecido na hora do óbito.
O falecido não esteve trabalhando neste período do falecimento ele ainda sim poderá ter o direito de pensão por morte pelo chamado período de graça , que tem por objetivo a continuação da qualidade do segurado da pessoa após ele deixar de contribuir durante um certo período, o segurado pode ter ate 12 meses de período de graça se possuir 120 contribuições à previdência, existe também a possibilidade do segurado estender este período para 36 meses , caso for comprovado que o segurado estivesse desempregado involuntariamente
Documentos que comprovam sua qualidade de dependente
Ø Vamos dividir em dois requisitos para você entender, por que a documentação será um pouco diferente se o dependente tem a dependência economia presumida ou não, lembrando que os únicos que não precisam comprovar por que já tem a dependência presumida, são companheiros/cônjuge ou filhos.
Para os que não tem dependência econômica
Esse é o caso dos pais e dos irmãos do falecido, para que eles possam ter direito a pensão por morte eles precisam comprovar a dependência econômica em relação ao segurado falecido, isso é necessário por que pode ocorrer desses dependentes não precisarem deste auxilio.
Vamos conhecer os principais documentos para a dependência econômica
Os principais documentos apresentados geralmente são; declaração de imposto de renda do segurado; prova do mesmo domicilio; procuração ou finança reciprocamente outorgada; conta bancaria conjunta.
Sendo assim podemos concluir que se torna indispensável a presença da documentação para que a pensão por morte seja concedida, além do mais agora é fácil lembrar os requisitos básicos para saber se você é beneficiário ou não.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…