Imagem por @freepik / freepik / editado por Jornal Contábil
A pensão por morte é um benefício do INSS pago a dependentes de uma pessoa que faleceu mesmo que ela não fosse aposentada no momento do falecimento.
Esse benefício serve para que aqueles dependentes tenham um apoio financeiro, como uma substituição do valor financeiro que a pessoa que morreu garantia aos seus dependentes.
Se você quer saber mais continue a leitura e confira se você tem direito ao benefício
Tem direito de receber a pensão por morte os dependentes do falecido, entende-se por dependente a pessoa que dependia economicamente de quem morreu.
O Regime Geral de Previdência Social divide e classifica todos os dependentes que podem receber a pensão por morte em classes. Confira qual a hierarquia dos dependentes:
Classe 1
A necessidade econômica desses dependentes é presumida, ou seja, não é preciso comprovar a dependência para o INSS.
Classe 2
Classe 3
Os documentos que comprovam a dependência econômica e o casamento/união estável são:
São 3 requisitos básicos para você ter acesso ao benefício de Pensão por Morte:
Comprovar o óbito ou morte presumida: | Você vai precisar mostrar o atestado de óbito do segurado ou algum tipo de comprovante da morte presumida dele |
Qualidade de segurado do falecido na hora de seu falecimento | Caso o falecido estava trabalhando, em período de graça ou recebendo algum benefício previdenciário no momento de sua morte, ele vai possuir qualidade de segurado. Você vai ter 12 meses de qualidade de segurado após deixar de contribuir para o INSS. Se você tiver 120 contribuições mensais (10 anos), você terá 24 meses. Caso você esteja em situação de desemprego involuntário, você vai ter 36 meses de período de graça, mas você deve comprovar essa situação no Ministério do Trabalho e da Previdência Social. |
Qualidade de dependente | Você deve comprovar a sua qualidade de dependente perante o INSS. O melhor a se fazer é reunir toda a documentação necessária para comprovar os requisitos o quando antes, Confira no tópico acima |
Para solicitar a pensão basta:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…