Chamadas

Pente fino do INSS começa semana que vem

O pente fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai estar focado nos segurados que foram convocados, eles têm até a semana que vem para agendar a perícia médica. Os comunicados foram enviados por carta, e-mail ou no banco, ao receber a convocação, a pessoa terá 30 dias para agendar o atendimento e evitar ter o benefício suspenso.

Designed by @chormail / freepik

O INSS convocou em julho 170 mil segurados para fazer a reavaliação para comprovar a incapacidade.

Estão sendo convocados quem não realiza perícia médica há mais de seis meses para evitar irregularidades. Segundo o Instituto o pente fino irá até dezembro de 2021.
Embora esteja sendo exigida as pessoas que estão incapacitadas temporariamente realizar a perícia médica, o INSS também fará avaliações no Benefício de Prestação Continuada (BPC). As revisões serão realizadas por peritos médicos federais em horários extraordinários.

Para evitar o corte do benefício, você deve manter os seus dados atualizados nos sistemas do INSS e ao ser convocado atender prontamente.

O agendamento poderá ser realizado pela central de antedimento 135 ou pelo site, ou aplicativo Meu INSS. Havendo algum motivo que impeça o segurado de comparecer, ele deverá imediatamente remarcar o atendimento. Quem não atender aos chamados do INSS terá seu benefício suspenso.

No dia em que o segurado realizar a perícia, ele saberá à noite, a partir das 21 horas se o auxílio será mantido ou não. No entanto, não recebendo nenhuma resposta, significa que após a perícia, você ainda tem pendências com o INSS, como documentos que estejam faltando para regularizar sua situação.

Documentos necessários que você deverá apresentar no dia da perícia médica:

  • RG; CPF; CNH ou CTPS;
  • exames, laudos, receitas para comprovar a doença e o tratamento
  • Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
  • No caso de procurador ou representante legal, será necessário levar documento de identificação com foto, podendo ser RG, CNH ou CTPS e também o CPF.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Escala 6×1 será protocolada e segue para análise nas Comissões da Câmara

O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…

26 minutos ago

Faltar no trabalho para pular Carnaval é motivo de demissão por justa causa?

Os foliões estão ansiosos com a chegada do Carnaval 2025. As festas relacionadas à data…

50 minutos ago

Imposto de Renda 2025: Cuidados Essenciais para Contadores na Era da IA

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um rito anual que exige atenção redobrada,…

56 minutos ago

Como fica o funcionamento de bancos, correios e INSS durante o Carnaval?

Nesta semana o Brasil celebra o início oficial do Carnaval 2025, com a folia tomando…

1 hora ago

IR 2025: Não Deixe Seus Dependentes te Levar para a Malha Fina

Com a proximidade do prazo para a declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes se…

1 hora ago

Os desafios da implementação do IVA no Brasil

O Imposto sobre Valor Adicionado (IVA), recentemente aprovado na reforma tributária, levanta diversas questões sobre…

2 horas ago